A cidade de Criciúma recebe, nesta terça-feira, dia 30, a exposição Almas do Brasil, da fotógrafa içarense Maristela Giassi. A mostra estará aberta ao público, todos os dias, até 14 de fevereiro, no Shopping Della. Os trabalhos são um convite ao visitante para uma sensível imersão na cultura indígena brasileira.
A exposição já emocionou o público europeu na passagem pelo Carrousel Du Louvre em Paris, na França; na GalleriaLa Pigna, no Vaticano; na bienal de Odivelas, em Portugal; além da InnGallery, em São Paulo; do Espaço Cultural Rita Maria, em Florianópolis; e do Femusc, em Jaraguá do Sul.
As imagens foram produzidas em cinco aldeias: três na Grande Florianópolis – M’Biguaçu, Aldeia do Amaral e Morro dos Cavalos, povoadas pelos guaranis – e duas no Acre – Rio Jordão e Novo Segredo, da etnia kaxinawá (HuniKuin). O material deu origem a um livro de fotografias e à exposição que reúne 16 telas nas quais foram utilizadas a técnica youpaint, desenvolvida pela artista, onde as fotos são impressas em canvas e recebem acabamento em pintura.
“As imagens coloridas são a materialização dos meus sonhos de criança e os índios fazem parte desse mundo lúdico que se mantém vivo em meus trabalhos”, explica Maristela Giassi.
Graças a esses sonhos, personagens como o pajé Wherá Tupã, de 108 anos; Aline, jovem de 18 anos responsável pelo ritual temazcal em sua aldeia, e a líder indígena KerexuIxapyry, a grande guerreira e defensora do território guarani, levam os visitantes da mostra a refletirem sobre natureza, espiritualidade e os valores desses povos.
“Almas do Brasil é meu grande presente. É uma benção essa oportunidade de poder conhecer e levar às pessoas um pouquinho dos valores e da riqueza da cultura guarani”, afirma Maristela.
Serão distribuídos gratuitamente até 200 exemplares do livro durante a vernissage que acontecerá nesta terça-feira, às 18horas, no Shopping Della. O projeto Almas do Brasil foi viabilizado através da Lei Rouanet.
Colaboração: Fernanda de Maman/Alfa Comunicação