Ficar um dia sem utilizar o automóvel. Procurar alternativas para deslocar-se à faculdade, ao trabalho, enfim, para realizar as atividades diárias. Esta é uma proposta que está tramitando na Câmara de Vereadores de Içara, de autoria de Lauro Nogueira. O projeto, inspirado em iniciativa já adotada na cidade de Londres, na Inglaterra, é denominado de “Dia sem carro”.
“A ideia com este projeto é fazer com que o içarense tome consciência de quanto é importante caminhar, como é importante abandonar este mau hábito de fazer tudo com o carro. Muitas vezes a gente mora a apenas algumas quadras de onde queremos ir, mas vamos de carro, porque é hábito. É importante mudarmos isso e por conta disso este projeto”, justifica o autor da proposta.
Conforme o vereador, o projeto sugere que o dia sem carro seja sempre na primeira sexta-feira do mês de julho. “Vamos ver como é que o içarense vai aceitar, mas é algo que acredito que deva ser implantado”, diz Nogueira. O texto teve leitura pública na sessão do Legislativo da última segunda-feira, devendo agora passar por análise das comissões permanentes da Casa. Depois disso, deve ser levado à votação em plenário.
O vereador apresenta a questão de saúde como fundamental para propor um projeto deste tipo. “Gostaria de um dia que a cidade pudesse ser mais alegre, porque um dia assim significa mais saúde, fazer com que vejamos a importância das caminhadas, vermos como que as pessoas que caminham têm a possibilidade de ter menos doenças, como Alzheimer, diabetes, hipertensão. Então é saúde e devemos valorizar isso”, entende.
Especial Jornal Gazeta