A chuva intensa, o frio e o calor fora de época prejudicam a produção de mel na região Sul. De acordo com o empresário e proprietário da Minamel, Agenor Castagna, que atua no setor há 25 anos, nunca houve um período tão difícil. “Uma avaliação inicial indica que pelo menos 70% da produção foi perdida. Em alguns casos há quebra na safra chega aos 90%”, comenta.
Ele lembra que o calor fora de época no inverno fez muitas plantas florescerem. Com isso, as abelhas foram a campo. “Só que o calor não se manteve. Tivemos frio e chuva e as abelhas ficaram na colméia, se alimentando do mel que haviam produzido. Agora o tempo está ruim e elas também não produzem”, relata.
O empresário explica que a alternativa seria comprar mel do norte e nordeste para envazar por aqui. “O problema é que a safra deles também é ruim”. Sem abelhas no campo a previsão é de outros produtos também tenham preço mais salgado. “As abelhas são responsáveis pela polinização. Se elas não fizerem este trabalho a produção de frutas e até alguns cereais despenca e o preço sobe. Não tem como evitar”, finaliza.
Colaboração: Anderson de Jesus/Rádio Difusora