Há alguns anos, os moradores da área Central de Içara, comemoraram a instalação do viaduto Ângelo Giassi, que liga o bairro à comunidade do Jardim Elisabete. Através dele, os pedestres não precisam mais enfrentar o grande fluxo de veículos para chegar ao outro lado da rua, basta fazer a travessia pela passarela lateral. O que era bom, no entanto, precisa ser mantido. De acordo com a aposentada Maria José Elói, que mora na região e passa pelo viaduto quase que diariamente, o poder público não pode esquecer de realizar a manutenção. Coisa que, segundo ela, já não é feita há muito tempo.
“Quando eles anunciaram que fariam um viaduto aqui, todos os moradores vibraram porque era um problema muito sério. Mas conforme os anos foram passando, as grades de segurança foram ficando velhas e acabaram não sendo trocadas. Não basta apenas vir e fazer uma coisa boa e simplesmente deixar de fazer a manutenção. Hoje a situação está totalmente precária, tudo enferrujado e boa parte já caindo”, relata.
Ainda segundo Maria, muitos idosos passam pelo local e precisam se apoiar pelos guarda-corpos, o que torna o problema ainda maior. “Eu mesma já ajudei diversas pessoas. Um senhor de bengala que precisava subir, mas não tinha coragem de se apoiar porque podia acabar despencando. Trata-se de segurança pública e a Administração precisa estar mais atenta”, acrescenta.
Outro pedestre que também usa o viaduto com frequência é Ricardo Fernandes. Para ele, a gravidade é tanta que pode ocasionar também um acidente de trânsito. “Do jeito que está, as grades podem cair a qualquer momento. E se elas despencam justamente quando estiver passando um carro ou uma moto? Pode ser fatal”, alerta.
O secretário de Planejamento, Eduardo Rocha, concorda que o problema é uma questão de segurança pública e garante que a prefeitura já está com um projeto de revitalização pronto há algum tempo. “É uma preocupação bastante grande e vamos dar uma atenção especial para isso. Alguns problemas ocorridos nos últimos meses como as chuvas, acabaram atrapalhando esse processo. Mas agora iremos iniciar”, afirma.
Conforme o coordenador do Setor de Compras de Içara, Ederaldo Inácio, os trabalhos de revitalização do viaduto devem iniciar já na próxima segunda-feira. Segundo ele, o projeto terá um custo total de R$ 15 mil. “A empresa LNJ foi a vencedora da licitação e irá realizar diversos trabalhos de ferragem no município. Iremos iniciar pelo viaduto que deve demorar cerca de 15 dias para ser concluído”, assinala. “Vamos pintar a arrumar todas as grades”, acrescenta.
Especial Jornal Gazeta

Homem invade residência, agride casal e acaba morto a tiros
Uma ocorrência de Violação de Domicílio, Vias de Fato, Lesão