A rotina moderna coloca cada vez mais exigências sobre as pessoas, fazendo com que o dia a dia se torne cansativo e as enxurradas de notificações de redes sociais fazem com que ao chegar do trabalho as pessoas se acomodem no sofá e liguem a televisão, sendo consideradas breves distrações que ajudam a aliviar o estresse. Assim, consomem todo o tempo livre, não se organizam e têm a sensação de que nunca sobra um único momento para dedicar a si mesmo.
Quando estamos fazendo uma atividade que gostamos, nossos níveis de endorfina aumentam e por isso nos sentimos muito mais felizes e dispostos. Um hobby é uma atividade feita por vontade própria em busca de satisfação e momentos de alegria. As pessoas, quando estão no momento do hobby, estão liberando a tensão, o estresse e a ansiedade. Estão se conectando mais a elas mesmas e, assim, a autoestima se eleva.
Praticar um hobby pode te ajudar a esvaziar a mente e clarear suas ideias. Ao contrário do que muitos pensam e fazem, se manter trabalhando 24 horas por dia, lendo e-mails pelo celular e fazendo ligações a qualquer hora da noite, não significa um rendimento maior. O segredo da produtividade está na concentração, ou seja, realmente resolver os problemas na hora em que se está trabalhando.
Eles podem ser atividades práticas, como cozinhar, tirar fotos, correr ou praticar algum esporte, ou podem ser intelectuais como ler, escrever ou assistir a bons filmes. A preferência vai depender dos gostos pessoais de cada um, só é necessário ser algo que proporcione entretenimento e distração.
O hobby não pode ser apenas uma opção. É necessário que seja uma atividade que faça sentido para você, pois se escolher algo que não goste a probabilidade de você não dar continuidade é maior. É importante também estabelecer dias fixos na sua semana, para que você se dedique a eles. Dedique seu tempo ao que realmente importa para você!
Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Atendimentos em Criciúma e Içara. Telefone para contato (48) 9.9961-5458.