sábado, 27 abril, 2024
Ultimas noticias

Içara terá eventos de conscientização e prevenção à AIDS

O Dia Mundial de Combate à AIDS é celebrado neste sábado, mas a programação de eventos elaborada em Içara em alusão ao tema será aberta já nesta sexta-feira. Haverá missa na igreja São Miguel Arcanjo, localizada no bairro Vila Nova. Após a celebração, no salão paroquial, será feita a partilha de uma torta, em homenagem àqueles que enfrentam a doença ou já morreram por consequência do vírus HIV.

A cerimônia é organizada pela Pastoral da AIDS de Içara, a primeira instalada no Estado. “O nosso objetivo é lutar contra o preconceito. Lutar para que as pessoas tenham um olhar mais humano aos que enfrentam a doença. E levar o amor e o não preconceito”, declara a coordenadora da Pastoral, Mara Rubia Scremin.

“Este ano, tivemos um avanço nas Pastorais da AIDS. Cinco dioceses criaram suas pastorais com o tema: Joinville, Blumenau, Florianópolis, Tubarão e Chapecó. Eles aderiram porque eu e a Samira (Abdenur, psicóloga do programa DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais do município) conversamos bastante para a criação”, aponta.

No sábado, a concentração será na rua Dona Beta, no bairro Jaqueline, com o evento “Rua de lazer e cidadania”. Além do programa de DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais oferecendo os testes para detecção da doença, o local receberá diversas atividades promovidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), das 13h às 17h.

Ação na praça

Por fim, no dia 8, em menção ao Dezembro Vermelho, o programa de DST/HIV/AIDS e a FMCE farão um multievento na Praça da Matriz São Donato, das 8h às 12h. Será um dia de conscientização e testes rápidos e também de apresentações organizadas pela fundação, retratando o tema através da arte.

A psicóloga diz como é feito o teste rápido. “Nós realizamos um furo na ponta do dedo e com a gota de sangue fazemos o teste, que demora de cinco a dez minutos. Esse é o primeiro teste, tem uma confiabilidade, entretanto, caso dê positivo o paciente passa por outros testes para ter 100% de certeza”, pontua.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis