sexta-feira, 29 novembro, 2024
Ultimas noticias

Içara projeta criação de usina de lixo para geração de energia

O município de Içara projeta a criação de uma usina de lixo para a geração de energia elétrica. O prazo para que as interessadas na implantação deste sistema na cidade oferecessem as suas propostas encerrou nessa segunda-feira, dia 19, e apenas uma empresa manifestou interesse em participar do chamamento público.

De acordo com o prefeito Murialdo Gastaldon, a ideia é que uma empresa receba o lixo, que atualmente é conduzido para o aterro sanitário, e a partir desses materiais realize a produção de energia. A usina deverá ser implantada em Içara. No que tange às questões de coleta, permanecerá da forma como é realizada hoje. E nada vai interferir no projeto de reciclagem, desenvolvido a partir da coleta seletiva.

A vencedora do processo licitatório será aquela que demonstrar maior capacidade de utilização do lixo. “Será escolhida aquela empresa que oferecer a melhor proposta para o município. Por exemplo, se uma empresa oferecer que isentará em 20% o valor que é referente à cobrança de aterro sanitário e outra oferecer 15%, a empresa escolhida para este processo será a de 20%, pois é a que traz mais vantagem”, explica Gastaldo.

De acordo com ele, esta diminuição do valor pago pelo aterro do lixo posteriormente será revertida em benefícios ao contribuinte. “Tal fato reduzirá no valor da cobrança da taxa de lixo. Não da coleta, que permanecerá inalterada, mas na questão de aterro. Se for 20%, a redução ao contribuinte será de 20% neste segmento”, ressalta o prefeito. A ideia é que a usina seja implantada no segundo semestre de 2019.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis