Por Alexandra Cavaler
No mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama uma parceria feita em Içara mostrou mais uma vez que a solidariedade é um dos caminhos para ajudar ao próximo. Nesta semana, a Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), da capital catarinense do mel, junto do Auacá Açougue e Parrila, promoveu a segunda edição do ‘Outubro Rosa Solidário: Sabor que Transforma’, que trata da venda de hambúrgueres com parte do lucro revertido à associação. Em 2023 a ação ultrapassou a meta de venda de 500 hambúrgueres, e neste no o numero quase triplicou. Com a meta estipulada de mil lanches, a promoção preparou e entregou 1.310.
A iniciativa que uniu paladares e corações generosos, de acordo com Carolina Baldissera, Enfermeira Casa Rosa Içara, foi um sucesso. “A ação foi um verdadeiro sucesso. Ainda estamos contabilizando os gastos para sabermos, efetivamente, o valor do lucro que será, totalmente, destinado à Rede. Esse dinheiro vai ser usado em biópsias de mama e outras necessidades que envolvem os serviços realizados na Casa Rosa”, explicou.
Já a coordenadora de Saúde da Casa Rosa, Andréa Cristina Pavei Soares, ressalta a importância de as pessoas aderirem à causa. “Esta segunda edição da campanha foi fantástica. Nós tivemos um retorno de venda de 1.310 hambúrgueres, dos quais todo o lucro líquido será direcionado para a Casa Rosa, para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. O mais fascinante é que as pessoas aderiram à causa, inclusive as empresas. Foi um movimento maravilhoso, um movimento lindo em prol de recursos à Rede, que é uma instituição do terceiro setor e precisa sempre estar buscando recursos para financiar os atendimentos, os procedimentos que existem na Casa Rosa, e que são entregues para as mulheres que procuram os nossos serviços. Por isso, precisamos estar sempre atentos para conseguirmos adquirir tudo o que precisamos”, ressaltou.
Biopsias
Ainda de acordo com Andréa, o valor arrecadado será totalmente revertido na compra de agulhas de biópsias, que custam R$ 100,00 cada. “Nós fazemos o procedimento de biópsia de mama aqui na Casa. Temos mastologista, ultrassom, até chegar na biópsia, quando necessário, para o diagnóstico final de um câncer. E essa ação foi especificamente para isso, pois nós precisamos sempre ter uma quantidade suficiente no estoque”, revelou, acrescentando: “Estamos muito felizes com a iniciativa da equipe da Auacá, que dobrou meta nesta segunda edição, a qual ultrapassamos. Nossa gratidão é imensa. A Ana e o Rafael, proprietários, só temos a agradecer e pedir que Deus os abençoe muito, e que muitas parcerias venham a partir desta que é tão maravilhosa”, comemorou.
Do diagnóstico à cura, e o desejo de fazer a diferença
“Foi sucesso, não tenho palavras para descrever a ação deste ano. Foi linda, a gente movimentou a Içara, a gente movimentou todos os empresários aqui da região e foi a coisa mais maravilhosa do mundo”, com essas palavras cheias de entusiasmo e gratidão, Ana Rosa Freitas, sócia proprietária do Auacá, que foi diagnosticada com câncer de colo de útero e curada, descreveu o resultado ‘Outubro Rosa Solidário: Sabor que Transforma’.
Ana é um exemplo de superação na luta contra o câncer e, com muita garra, transformou sua jornada em um ato de amor, solidariedade e conscientização. Ela fala sobre o propósito da ação. “Estamos super gratos, pois todo mundo que participou, abraçou nossa idéia, e nós estamos felizes de poder ajudar, de poder fazer história e contribuir com uma causa tão importante que é o trabalho feito pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. Inclusive essa é uma ação que visa não somente arrecadar fundos, mas também movimentar esse espírito solidário das pessoas e de empresários da região. A nossa intenção não é somente captar recursos, é também servir de inspiração para que outras pessoas, estabelecimentos ou empresários, façam um movimento no sentido da solidariedade, da ajuda”, ressaltou a empresária.
Para 2025
Quanto ao valor, Ana informa que o levantamento ainda não foi finalizado. “Estamos finalizando levantamento, porque agora é preciso fazer o abatimento de todos os custos com os insumos, parte dele é bancado por nós, mas ainda assim precisamos concluir esse balanço para fazermos o repasse de todo o lucro à Rede Feminina. Mas o importante é que ultrapassou as nossas expectativas e a gente está muito feliz. Foi lindo, lindo, lindo e já estamos animados e pensando na edição do próximo ano”, assinalou Ana.
Números em Santa Catarina
O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feiram dia 10, a Cartilha “A cor da esperança é rosa”. Este ano, a campanha reforça a conscientização, o diagnóstico precoce e o acesso a informações corretas sobre a doença. Santa Catarina possui uma rede de saúde que realiza desde consultas, exames, diagnóstico e o tratamento oncológico. Em 2023, cerca de 2,9 mil pessoas receberam o diagnóstico de câncer de mama e 163,3 mil mamografias foram realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, as unidades habilitadas em oncologia realizaram 618 cirurgias desta neoplasia no ano passado.
colaboração: jornal Tribuna de Notícias