Por Alexandra Cavaler
“Entre tantas coisas que podemos falar de Nossa Senhora, é que ela é mãe. E ela cuida sempre dos filhos, ela é sempre atenciosa. Mesmo quando os filhos não pedem, mas ela sabe quando os filhos passam por dificuldade e necessidade. E quando uma mãe pede, o filho atende. Jesus atendeu e por isso sabemos quantos milagres que acontecem na vida das pessoas, quando eles devotamente procuram a Nossa Senhora, elevam a oração, elevam a prece a Nossa Senhora e pedem que ela interceda para que de Deus venha a graça que precisamos”, assim Valdemir Luiz de Bona, o padre Miro, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Estação, em Urussanga, ressalta a importância da santa padroeira do Brasil aos fiéis e que é celebrada em todo o país neste sábado, dia 12 de outubro.
Padre Jadilson Tasca, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Demboski, em Içara, também enfatiza a importância da data. “Todos os católicos esperam muito chegar dia 12 de outubro, porque os nossos olhares se voltam para um dos títulos ligados a Nossa Senhora, que aqui no Brasil tem, mas nós no Brasil, de forma muito especial. Então, essa é uma data onde todos os católicos recorrem a tantas paróquias, a tantas comunidades, além de muitos irem até a Basílica, o Santuário Nacional em São Paulo, para realmente agradecer a santa, pedir proteção e que ela interceda por nós. Além disso, o dia é marcado por agradecimento, por muita fé e oração. E uma das mais importantes no catolicismo aqui no Brasil”, explica, lembrando dos milagres registrados. “Sem contar o grande número de milagres de pessoas que vão pagar as suas promessas, caminhando, levando as crianças vestidas de anjo e tudo mais. Então é o momento de reavivar a nossa fé, principalmente em Nossa Senhora, Mãe de Deus e Nossa Mãe”.
Na região, duas paróquias têm programação em honra à Santa
Içara
– 6h – Alvorada festiva e toque dos sinos;
– 8h — Missa Solene dos devotos com consagração;
– 9h – Cavalgada de Nossa Senhora Aparecida (saída da igreja do bairro Novo Caravaggio até a Igreja Matriz);
– Padaria de Nossa Senhora (café, bolos, tortas e salgados);
10h – Missa Solene festiva com consagração.
11h30 – Almoço festivo (churrasco, saladas, pão e maionese).
Urussanga
– 7h – toque do sino anunciando o dia de Nossa Senhora e o início das atividades;
– 9h30 – Santa Missa no bairro Estação (durante a celebração haverá Consagração à Nossa Senhora Aparecida);
– Após a missa, carreta em direção da paróquia Nossa Senhora da Conceição, centro da cidade
Conheça a história da patrona brasileira
“Tudo começa com o surgimento da imagem de Nossa Senhora, encontrada no ano de 1717, por três pescadores de nome Domingo Garcia, João Alves e Felipe Pedroso. Estavam eles pescando e desanimados, pois não conseguiam os peixes que precisavam para aquele dia. Eles estavam pescando em canoas até que João Alves, numa última tentativa, lança mais uma vez a rede; e desta vez traz na rede o corpo da imagem de Nossa Senhora, porém sem a cabeça. Lançando mais uma vez a rede, por milagre, a cabeça da imagem surge. Por ser a imagem encontrada no Rio Paraíba, São Paulo, as pessoas começaram a procurá-la para rezarem e muitos milagres foram acontecendo e começaram a chamá-la carinhosamente de Aparecida. E assim ficou com o nome de Nossa Senhora Aparecida”, contou padre Jadilson. “Em 1743, iniciada a construção de uma grande igreja, só terminada em 1745, mas os romeiros aumentavam dia a dia. Em setembro de 1904, o Papa Pio X mandou coroar a Virgem Aparecida. E em julho de 1930, o Papa Pio XII proclamou a Virgem Aparecida como a Padroeira Principal do Brasil”, emendou padre Miro.
Párocos deixam uma mensagem de fé e esperança
O padre Jadison diz que todos somos peregrinos da esperança e que Maria nos ensina a sermos homens e mulheres da obediência para que assim, seguindo a Jesus Cristo, todos possam alcançar a sua infinita misericórdia.“A mensagem que eu deixo a todos, nesse dia de Nossa Senhora Aparecida, e tendo em vista o jubileu de 2025 que a igreja irá viver, é que somos peregrinos da esperança, somos homens e mulheres nesse mundo peregrinando até as paróquias, igrejas e capelas, que tem a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Por isso, pelo batismo, nós somos convidados a viver esta fé em Deus. E Maria nos aproxima d’Ele, Maria nos conduz a Jesus, Maria nos aponta a Jesus, Maria nos convida a viver uma obediência a Deus. Por isso que ela pede: “fazei tudo o que Ele vos disser”. Maria nos ensina a sermos homens e mulheres da obediência para que assim, seguindo a Jesus Cristo, nós possamos alcançar a sua infinita misericórdia”, ressaltou, acrescentando: “Que possamos peregrinar a uma igreja dedicada a Nossa Senhora e entregar a ela também os nossos pedidos, mas acima de tudo também agradecer”.
“Esse é o momento para rezar e pedir que Maria olhe por nós, interceda por nós, pelo Brasil, pela nossa paróquia, pela nossa cidade, pelas crianças, por todos aqueles que precisam de vós, querida mãezinha! Nesse dia o nosso coração, em prece e em oração, se eleva até Deus, mas pela intercessão de Nossa Senhora, na certeza de sermos atendidos, na certeza de que a mãe cuida e de que a mãe passa na frente abrindo portas, portões e cancelas. Abrindo os caminhos os filhos vão seguindo, na certeza da vitória e de alcançar o milagre que precisam. Nossa Senhora, passe na frente e pise em cima da cabeça da serpente, que nos impede de avançar, crescer, prosperar e de sermos felizes. Que assim seja. Amém”, rezou padre Miro.
Colaboração: jornal Tribuna de Notícias