A ideia já tem mais de dez anos, mas somente agora é que está começando a ganhar corpo. A criação de um parque ambiental sustentável já dá os primeiros passos e a intenção é aproveitar o Horto Municipal de Içara, na comunidade de Morro Bonito, para proporcionar outras atividades junto à natureza. “O objetivo é que as pessoas tenham um espaço bonito, sem precisar sair de Içara. Aliás, passar a fazer o caminho inverso, trazer pessoas de fora para a nossa cidade. Há uma área de 37 hectares onde dá para fazer algo que não se tem na região, voltado à educação ambiental”, destaca a bióloga Tânia Vitche, uma das idealizadoras.
A busca é que este parque ambiental seja trabalhado em parceria entre a Administração Municipal, através de seus órgãos competentes, em conjunto com a Associação de Preservação Semeando Caminhos, que ainda está sendo legalizada. Desta forma, a ideia é que o município disponha da estrutura e mão de obra e a associação realize os cuidados necessários.
Tânia reforça que o parque será totalmente voltado à sustentabilidade. “Tudo realizado com material reciclável. É um parque que se auto sustenta, pois se parar para analisar, se precisar de madeira, tem; se precisar de plantas, tem, então é algo realmente possível”, comenta a também colaboradora Lurdete Bitencourt. O projeto conta com ponte pênsil, casas de árvore, mirante, quiosque, vales, jardins, trilhas voltadas à acessibilidade, minifazenda, minigolfe, museu dos colonizadores, oficina de arte sustentável, restaurante de comidas orgânicas, borboletário, entre outros. “Ao todo são 55 itens que estão dentro do projeto”, exalta a bióloga.
Especial Jornal Gazeta