O Içara Futebol Clube, um dos grandes favoritos ao título da 76ª edição do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) – a Taça Carvão + 100 anos de Criciúma – é o primeiro time a garantir vaga nas semifinais da competição. No sábado, os içarenses bateram o Turvo por 2 a 0, em casa, seguem com 100% de aproveitamento e tem o primeiro lugar do grupo B garantido com uma rodada de antecipação.
No confronto disputado no estádio do Módulo Esportivo, em Içara, Ruan e Foguinho, ambos na segunda etapa, marcaram os gols do time casa. O lateral abriu o placar aos 17 minutos. Três minutos depois, o artilheiro fechou o placar e assegurou a vaga do Içara nas semifinais com uma rodada de antecipação. “A gente sai com um resultado positivo, que era o objetivo, para que a gente alcançasse a classificação, dentro do grupo, com uma oportunidade direta para a semifinal”, comenta Lalo, técnico do Içara.
O treinador içarense avaliou a partida, principalmente o primeiro tempo, que foi bem neutralizado pela marcação do Turvo. “Foi um jogo bem disputado. No primeiro tempo, a equipe deles conseguiu neutralizar principalmente a parte final do nosso ataque. As chances criadas não conseguimos finalizar em gol. É uma equipe que estava marcando em bloco baixo e conseguiu que o primeiro tempo terminasse empatado. Eles precisavam também da pontuação e a gente sabia que, daqui a pouco, eles poderiam começar a abrir os espaços. Então, no segundo tempo, a gente conseguiu buscar o gol, que deu a tranquilidade para conduzir a partida. No segundo gol, uma finalização de média distância”, pontua.
Metrô só empata e definição fica para última rodada
Nos demais jogos da rodada, o Metropolitano, de Nova Veneza, foi até Ermo e só empatou com o Araranguá Esporte Clube (AEC). Isaac abriu o placar para o AEC, aos nove minutos do primeiro tempo. Na reta final de jogo, a partida ganhou em emoção. Aos 34 minutos, Natan Spricigo foi expulso e deixou o AEC com um a menos. No minuto seguinte, Gustavo Simon, marcando contra, deixou tudo igual. Romarinho virou para o Metropolitano, aos 36 minutos. Entretanto, dois minutos depois, Gustavo Simon se redimiu e fechou o placar: 2 a 2. Com o resultado, o Metrô precisa vencer o Mãe Luzia, no sábado, e torcer por uma derrota do Barão do Rio Branco no clássico, contra o Içara, para seguir direto às semifinais. Já o AEC ainda briga por uma vaga na segunda fase.
Em Criciúma, o Barão do Rio Branco não tomou conhecimento do Mãe Luzia e goleou por 5 a 0. Felipe e Affonso Neto, duas vezes cada, além de Ronieri marcaram os gols do jogo. Com o placar, o time de Içara está na liderança do grupo A e precisa apenas de um empate, diante do Içara, para seguir direto para as semifinais. O Mãe Luzia está em segundo no grupo B e luta pela classificação para a segunda fase.
Fechando a rodada, São Bento Alto e Vila Nova ficaram no 1 a 1. Aos 41 minutos do primeiro tempo, a zaga do time de Nova Veneza falhou e Matheus Baumgarten abriu o placar para os içarenses. Logo aos sete minutos da etapa final, Xarope protegeu bem a bola e achou Filipe Brunetto que invadiu a área e deu números finais ao jogo: 1 a 1. O Vila Nova ainda brilha por classificação, assim como o São Bento Alto. “O nosso grupo está bem disputado e qualquer ponto vai fazer total diferença ali na frente. Vejo esse ponto como muito importante, pois estamos vivos na briga pela classificação”, finaliza Jorge Miguel, zagueiro do São Bento Alto, à equipe do Canal do Fabrício, que transmitiu a partida.
Clássico içarense na disputa do final de semana
A última rodada da primeira fase acontece no final de semana. No sábado, Barão do Rio Branco e Içara fazem o clássico içarense no estádio da Colina. O Metropolitano pega o Mãe Luzia, em Nova Veneza, enquanto o Vila Nova recebe o Araranguá, em Içara. No domingo, em Meleiro, o Sersan recebe o São Bento Alto. Todas as partidas começam às 15 horas.
A tradicional disputa tem os times divididos em dois grupos. As partidas são de chave contra chave. Três times se classificam para a fase eliminatória. Os líderes de cada grupo avançam diretamente às semifinais. Os segundos e terceiros colocados disputam a repescagem dentro do próprio grupo, em jogo único, com mando do melhor classificado e sem vantagem de empate. Os vencedores desses duelos completam a semifinal. As finais estão marcadas para os dias 23 e 30 de agosto.
Colaboração: jornal Tribuna de Notícias/ Por Tiago Monte