domingo, 26 outubro, 2025
Ultimas noticias

Içara brilha na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras

 Por Alexandra Cavaler

 

No domingo, dia 3 de agosto, a Universidade Internacional de Tóquio foi palco da realização da prova da Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), competição que reuniu 1.600 estudantes de 19 países em 30 questões desafiadoras de matemática formuladas em Língua Inglesa, com duração de duas horas.

 

O evento, organizado pela Rede POC (Programa de Olimpíadas do Conhecimento), em parceria com o Consulado da França em São Paulo, a Universidade Metodista de São Paulo e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela inovação, ciência e tecnologia.

 

A consagração do esforço de todos os envolvidos foi celebrada na cerimônia de premiação, realizada ontem, quando Jhon Alysson Gomes Destro, representante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, de Içara, foi ao pódio com a medalha de bronze na competição. Este resultado reafirma o compromisso da instituição e dos organizadores da MSF em incentivar o conhecimento e a superação dos desafios acadêmicos em âmbito global.

 

“Experiência incrível e inédita em nossa cidade, consolidando cada vez mais uma educação de qualidade. Emocionante ver o empoderamento com base no conhecimento, no raciocínio lógico que vai marcar a trajetória desses adolescentes usando o potencial para alcançarem seus sonhos”, ressaltou, orgulhosa, a prefeita Dalvania Cardoso.

 

“Sabemos do nível de desafio deste tipo de competição. Com certeza uma oportunidade de muito aprendizado e de experiência que será levada para a vida de todos. Além disso, a presença da delegação içarense nessa edição histórica é motivo de grande orgulho. Uma conquista que reforça o poder da educação em transformar vidas e ultrapassar fronteiras. E o resultado coroou todo o trabalho e brilhantismo dos alunos e de toda uma equipe comprometida”, destacou a secretária de Educação, Nerilda Felisberto.

 

De Içara ao Japão

No âmbito nacional, ou seja, na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF),   78 municípios foram contemplados com medalhas de ouro, dos quais, no estado de Santa Catarina, apenas Balneário Camboriú, Criciúma e Içara se destacaram. Na premiação regional, dez municípios também foram agraciados com o ouro.

 

A equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quintino Rizzieri, de Içara, compõe duas categorias: a equipe “Quintininhos” (para os alunos do sexto ano) e a equipe “Extraordinários” (para estudantes do 7º ao 9º ano). Composta por 12 estudantes em cada equipe, ambas foram medalhistas de ouro tanto a nível nacional como regional, fruto da coordenação da professora Daiane de Freitas Dalmolin e do professor Robson Cechinel, respectivamente.

 

Devido ao brilhante desempenho e do convite recebido no final de 2024 para participar da AIMO em Tóquio, a gestão municipal autorizou o envio de 10 estudantes, entre os 24 medalhistas de ouro, com todas as despesas cobertas. Desde março, os selecionados enfrentaram uma preparação intensiva com aulas de língua inglesa e reforço em matemática, utilizando provas de edições anteriores da Olimpíada. O grupo, que embarcou no dia 29 de julho e retorna a Içara nesta sexta-feira, dia 8, representa um marco no intercâmbio científico e educacional promovido pelo programa.

 

Colaboração: Jornal Tribuna de Notícias

 

 

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis