Os laços culturais, econômicos e artísticos entre Içara e Itália ficaram ainda mais estreitos este ano. O Acordo Bilateral com Malo, cidade italiana da região de Vêneto, província de Vicenza, foi assinado e formalizado nesta segunda-feira, dia 14, no Paço Municipal. O prefeito Murialdo Gastaldon, o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin, e associações ligadas as quatro etnias colonizadoras, recepcionaram a comitiva formada pelos vereadores Irene Salata, Roberto Sette e Maurizio Cogo.
“Estamos muito agradecidos e felizes por estarem aqui, esse acordo é importantíssimo para a trocas de tradições e cultura entre os dois países”, disse a vereadora que é secretária de política social, Irene Salata, que também arriscou algumas palavras em português. “A etnia italiana é muito forte em nossa cidade. Nenhuma cidade é ilha, as cidades precisam se comunicar com outras cidades, com outros países. A aproximação com nossos países colonizadores, essa troca de informações, vai revitalizando nossa cultura, estreitando laços também da economia e incentivando ações e projetos”, completa o prefeito de Içara.
“Já temos um acordo com Portugal, e é muito importante ter a cultura italiana presente em nossa cidade. Temos empresas italianas no município e a ideia é expandir. No final do mês estaremos reunidos com o corpo diplomático de empresas italianas que vão se implantar no Brasil. Eu e o vereador Aroldo Frigo estaremos apresentando Içara aos empresários para captação dessas empresas”, adiantou o vice-prefeito Sandro Giassi Serafin.
Acompanhados do agente consular da Itália, o vereador de Nova Veneza, Aroldo Frigo Junior e do vice-prefeito de Içara, Sandro Serafin, a comitiva visitou empresas içarenses. Içara já possui acordo com a cidade de Lages das Flores/Portugal, por meio do protocolo de cidade irmã, que já traz frutos de relações intercidades.
Colaboração: Imprensa PMI