Aos 28 minutos do sábado (31), o choro forte da Helena foi comemorado por toda a equipe do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), de Criciúma. A bebê, de 3,2 quilos e 51 centimetros, e sua mamãe Gisele Ferreira de Souza marcaram os 20 mil partos realizados com índice zero de mortalidade materna. Desde a reinauguração em dezembro de 2018, mês em que aconteceu o primeiro parto, a unidade testemunhou 20.228 nascimentos e trouxe ao mundo 10.966 meninos e 9.262 meninas.
A mamãe Gisele, 22 anos, e o papai Matheus de Souza Martins, moradores do Bairro Wosocris, em Criciúma. Já em trabalho de parto, Gisele foi recebida pela equipe do Hmisc na noite de sexta-feira (30). O suporte da técnica humanizada em todos os partos é uma das principais marcas da unidade da hospital e, segundo a coordenadora de enfermagem, Anne Kamillis Prudêncio Dias, o uso da bola suíça foi muito bem aceito por Gisele, o que auxiliou no alívio da dor, melhorando a mobilidade pélvica, favorecendo o encaixe da bebê e reduzindo a ansiedade. O resultado foi parto normal. Mamãe e bebê estão bem e devem ter alta nesse domingo (1).
Participaram do plantão que realizou o parto 20 mil no Hmisc a residente Manoela Baú de Oliveira, a médica obstetra Iolanda de Souza Honorato, a pediatra Maitê Fiegenbaum e a equipe de enfermagem com a enfermeira Bruna Vitória Arruda e as técnicas de Elaine Alves de Oliveira, Rosinete dos Santos e Márcia Daniela Cizesck.
O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é administrado pelo Instituto de Desevolvimento, Ensino e Assistência À Saúde (Ideas) em parceria com o governo do Estado.



















