Secretaria Municipal de Educação, Fundação de Cultura e Esportes (FMCE) e Ferrovia Tereza Cristina (FTC) se uniram às escolas de Içara para realizar um trabalho de resgate histórico da importância da linha férrea dentro do município. O projeto, denominado “Literatura na Escola – Tesouro nos Trilhos”, tem como tema “Paz na Linha”.
“Esta parceria é muito importante porque ela tem um objetivo interessante, que é o estímulo nos estudantes aos interesses por assuntos referentes à vida e às questões relacionadas à própria ferrovia, como a história em si, sobre os agentes ferroviários, os trens, os trilhos, além dos cuidados para se ter a segurança e o embelezamento em torno do trilho”, comenta a presidente do Fórum Municipal de Educação, Édina de Freitas.
Ela também é assistente pedagógica da escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti, que foi a primeira unidade a receber o projeto. “A história da ferrovia em Içara se confunde com a história do próprio município. Ao se falar de um, automaticamente se fala de outro. Por isso a importância de se trabalhar sobre este assunto. Os jovens têm que conhecer melhor sobre a história”, pontua.
Especial Jornal Gazeta