quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

Greve dos Correios chega ao fim

Julgamento no TST determinou a volta das atividades e exclusão de 50 cláusulas do acordo coletivo que deveria se estender até 2021.

A greve dos trabalhadores dos Correios, que já durava mais de um mês, deve chegar ao fim nesta quarta-feira, dia 22. É que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou o dissídio da categoria e determinou o fim da paralisação.

A manutenção da greve fica sujeita à multa diária de R$ 100 mil. O julgamento também determinou o reajuste salarial de 2,6% para a categoria e o desconto em folha de metade dos dias parados pelos trabalhadores.

Segundo Jeferson da Rocha, dirigente sindical na região, a decisão acarreta inúmeras perdas. “Com isso, teremos redução de até 40% da remuneração dos empregados. Foi um dia muito triste e com perdas imensas. Perdemos direitos históricos. É importante que a população entenda que isso aconteceu, principalmente, por causa daquela Reforma Trabalhista de 2017”, explica.

Os trabalhadores pleiteavam na justiça a manutenção de um acordo bianual com a empresa, feito em 2019 com 79 cláusulas e com validade até 2021. Mas, a empresa entrou na justiça pedindo a suspensão de 70 das 79 partes do acordo alegando crise financeira. Ontem, o TST suspendeu 50 cláusulas.

As federações que representam os trabalhadores avaliarão a decisão do Tribunal em assembleias nesta quarta-feira.

Em Içara, a agência dos correios funciona somente a partir das 13 horas, devido à pandemia do coronavírus.

Colaboração: Karol Carvalho

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis