Iniciado em 2021 como uma forma de levar a prática de diversas modalidades esportivas a vários bairros de Criciúma, o programa Iniciação Esportiva se consolida como um agente de transformação social e gerador de talentos para os esportes de alto rendimento da Fundação Municipal de Esportes (FME) que representam o município em competições oficiais.
A dinâmica do programa é simples. Diferentes professores ensinam 16 modalidades esportivas (incluindo a dança de salão) em espaços do próprio município ou núcleos distribuídos pela cidade. Quem se destaca acaba chamando a atenção dos grupos ou associações que fazem parte das modalidades de rendimento da FME e sempre estão de olho em novos talentos.
Foi assim que a equipe de Ginástica Rítmica, que representa Criciúma por meio da Sociedade Recreativa Mampituba, ganhou o reforço de Gabriela de Figueiredo Hofmann, revelada nas aulas de iniciação esportiva. Ela iniciou no programa social em 2022, aos nove anos, e em menos de um ano foi levada pela professora Julia Casagrande para se juntar às meninas que já estavam no rendimento da ginástica do Mampituba.
Hoje, com 12 anos, ela treina cinco vezes na semana com outras 7 atletas e é inspiração para outras meninas que estão descobrindo a modalidade, seja na iniciação esportiva da FME ou nas turmas de iniciação de ingresso privado do próprio Mampituba.
“A Gabriela veio para reforçar a equipe, pois ela demonstrou muito potencial na ginástica rítmica da iniciação esportiva. Na época, ela chamou a atenção da professora Julia Martins, responsável pelas aulas de ginástica do programa social, que a encaminhou para o Mampituba para iniciar no treinamento. Hoje, a atleta faz parte da equipe principal da cidade e é destaque no estado”, explica a professora da equipe de ginástica do Mampituba, Julia Casagrande.
A realização de um sonho
Desde quando entrou na equipe de rendimento que representa Criciúma em competições oficiais, Gabriela não parou de ganhar medalhas com a equipe. Até agora foram 17 no total, sendo de primeiro, segundo e terceiro lugares em competições estaduais e nacionais.
“Agradeço por estar na equipe de rendimento, foi um sonho conquistado. Quando entrei na equipe me senti muito feliz e ao mesmo tempo nervosa para o primeiro dia de treino, pois sabia que não seria fácil, mas estava muito animada para aprender novos exercícios e evoluir. Hoje treino bastante para ir bem nas competições e me destacar no estado e no Brasil”, comenta Gabriela.
Ela também revela que procurou a ginástica inicialmente como uma atividade alternativa, mas agora está cada vez mais apaixonada pela modalidade.
“Comecei na FME, fazia aulas uma vez por semana. Quando iniciei, foi somente para fazer uma atividade, mas acabei me descobrindo nessa modalidade. Fiquei treinando por um ano na Fundação e logo surgiu o convite para a seletiva do Mampituba. Para minha felicidade, passei no teste. Logo comecei os treinos e cada dia me apaixono mais pela ginástica. Hoje entendo que para ser um atleta é preciso muito foco, disciplina e dedicação, E junto com a minha técnica vamos evoluindo cada vez mais. Minha meta é competir no Brasileiro e chegar ao pódio, e no futuro quero ser professora de Educação Física para ajudar outras crianças a terem uma oportunidade como eu tive”, destaca a atleta.
Programa Iniciação Esportiva
O programa social oferece à comunidade o ensino da prática esportiva de futsal, basquete, voleibol, handebol, tênis de mesa, xadrez, ginástica rítmica, karatê, jiu-jitsu, judô, taekwondo, natação, skate, atletismo e dança de salão. A oferta de vagas disponíveis nas turmas depende da quantidade de alunos interessados e do limite de alunos por equipe, para que os professores possam conduzir os trabalhos.
“A iniciação esportiva que temos hoje na FME é um programa formador de atletas e de cidadãos. Mesmo aqueles que não seguem carreira no esporte, com certeza levarão consigo os ensinamentos de respeito, disciplina, cooperação, resiliência e amizade, que serão úteis para a vida e para qualquer profissão. Dessa maneira, estamos dando uma contribuição importante para a formação cidadã e para a sociedade”, pontua a presidente da FME Criciúma, Robinalva Ferreira.
As inscrições para o ingresso de novos alunos nas equipes podem ser feitas durante todo o ano, dependendo da disponibilidade de vagas. Em 2026, as modalidades devem ser retomadas a partir de fevereiro. Informações e orientações podem ser obtidas pelo número de WhatsApp do setor social da Fundação: (48) 3431-0019.
“A importância do esporte na vida das crianças vai muito além das competições e conquistas. É uma ferramenta poderosa de transformação social, abre portas e mostra um caminho de disciplina, superação e trabalho em equipe. Como coordenador do projeto, é um orgulho ver essas atletas que começaram suas jornadas em nosso projeto social e hoje brilham no alto rendimento representando o município. Elas são a prova de que, com oportunidade e apoio, é possível alcançar voos maiores. Suas histórias motivam novas meninas a acreditarem em si mesmas. Esse é o poder do esporte”, declara o coordenador da Iniciação Esportiva, Leonardo Andrades Elias.


















