“Embora com a crise o país esteja atravessando um momento delicado, estamos conseguindo passar por ela sem ter que reduzir o quadro de pessoal. Devido ao bom planejamento que foi realizado, estamos conseguindo manter o número de funcionários”. Essa declaração é do diretor-presidente da rede Giassi Supermercados, Zefiro Giassi, e ajuda a explicar as decisões dos empresários para seguir com bom volume de negócios mesmo em tempos de recessão.
De acordo com o supermercadista, a retração econômica ganhou força em meados de 2015, mas a rede já havia se preparado anos antes para enfrentá-la. “Há muito tempo estava indicando que haveria uma crise e por isso começamos a nos preparar para esse momento. Mesmo quando muitas pessoas ainda duvidavam de crise, nós utilizamos a frase de que ‘toda pessoa preparada se torna forte’. E foi assim que aconteceu. Nos tornamos fortes e estamos conseguindo passar por este momento”, pontua.
“Por ser uma época difícil, tivemos que fazer um plano de contenção, para evitar quedas nas receitas e também evitar cortar o número de funcionários, para que pudéssemos manter um bom atendimento. Entre os cortes de gastos, estão, por exemplo, as viagens com carros, que somente se faz quando realmente necessário, quando não há possibilidade de que seja de forma mais econômica”, aponta o empresário.
Embora em período delicado na economia, Zefiro ressalta alguns investimentos que estão sendo efetuados pela rede, entre elas, a reforma e ampliação da loja de Tubarão e o início de outro supermercado em Jaraguá do Sul. “Quando se está retraído, tem que haver cautela, porém não se pode ficar parado. Deve-se achar um meio de se motivar”, justifica o empresário.
Especial Jornal Gazeta