quinta-feira, 28 novembro, 2024
Ultimas noticias

Georrota Cânions do Sul em destaque em feira internacional de turismo

Foto: Divulgação

O Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul e o Sebrae/SC realizam o pré-lançamento da Georrota Cânions do Sul durante a ABAV Expo 2023, uma das maiores feiras de turismo da América Latina. O evento iniciou nesta quarta-feira e segue até sexta-feira (27 a 29/09), no Rio de Janeiro.

Durante o evento, serão apresentados atrativos do exuberante território localizado no Sul do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao todo, sete municípios compreendem a Georrota Cânions do Sul: Jacinto Machado, Praia Grande, Morro Grande e Timbé do Sul, no Extremo Sul catarinense, além de Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Litoral Norte e Serra gaúcha.

A nova rota turística envolve mais de 150 empreendimentos e oferece diferentes tipos de experiências entre a serra e o mar, valorizando o patrimônio geológico, de projeção internacional, e a cultura da região.

“Implantar um roteiro turístico internacional dessa magnitude, como é o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, é um desafio enorme. Aplicamos a expertise do Sebrae/SC na área de projetos no turismo e, em parceria com os municípios, obtivemos sucesso em cada etapa”, pontua a gestora de projetos da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

Juliana lembra que foi um trabalho conjunto, desde o reconhecimento do cenário, identificação de potenciais, elaboração dos processos de roteirização, projetos técnicos e aplicação de pesquisas para identificar o perfil do turista: “um investimento em inteligência que resultou na captação de informações valiosas para o desenvolvimento da Georrota que apresentamos agora, aqui na maior feira de turismo da América Latina”, complementa.

Nesta quinta-feira (28/09), o pré-lançamento da Georrota será apresentado no estande do Rio Grande Sul, às 16 horas. No estande de Santa Catarina a apresentação ocorreu nesta quarta, às 16h. Durante toda a programação da ABAV Expo 2023, integrantes da Georrota e Sebrae/SC estarão atendendo aos visitantes nos dois estandes.

Geoparques

Os Geoparques são áreas de relevância geológica internacional que apresentam um novo modelo de gestão para o desenvolvimento sustentável. São considerados territórios do futuro, onde as riquezas naturais e culturais se destacam como os principais recursos para a geração de novas oportunidades de renda e melhoria das condições de vida das comunidades através do turismo.

A região faz parte da Rede Global de Geoparques (Global Geoparks Network – GGN) e está no mapa dos destinos que são exemplo de gestão com foco no desenvolvimento sustentável, trabalhando em cooperação com outros 195 Geoparques em 48 países.

Geoturismo

O Geoparque convida os visitantes dos geossítios a interpretarem a paisagem muito além da beleza cênica que se observa. Ao entrar no território dos Caminhos dos Cânions do Sul, o turista está diante de um grande museu a céu aberto que revela importantes registros do processo de transformação constante do Planeta e da evolução da humanidade, por isso, pode ser considerado um verdadeiro “Parque da Terra”.

O território tem sua história geológica iniciada há aproximadamente 250 milhões de anos e tem relação com o rompimento do supercontinente Gondwana e abertura do Oceano Atlântico Sul. Chama atenção a exuberância do patrimônio natural. Localizados na Serra Geral, os cânions limitam o planalto e a planície costeira, com desníveis que chegam a 1000 metros e estão a menos de 50 quilômetros do mar.

A região apresenta inúmeras quedas d´água, piscinas naturais, lagoas e rios, além de praias e campos de dunas. Neste cenário de beleza singular, encontram-se também diversas paleotocas, abrigos escavados por animais pré-históricos, que viveram há mais de 10 mil anos.

O Geoparque revela ainda um rico patrimônio cultural, referente às culturas indígena, quilombola, dos imigrantes açorianos, alemães e italianos, passando pelo marcante movimento do tropeirismo na região.

Vale a pena conhecer a grande diversidade de atrativos da Georrota Cânions do Sul e descobrir as riquezas deste território extraordinário.

Colaboração: NZBT Comunicação 

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis