Manter uma cidade limpa é uma grande necessidade e uma das responsabilidades de garis e margaridas, profissionais que nem sempre são lembrados e muitas vezes até passam despercebidos. Mas na manhã de terça-feira, dia 16, dez pessoas que atuam na limpeza pública de Içara foram homenageadas por alunos da Escola Lúcia De Lucca em ato realizado na Praça São Donato. A homenagem ocorreu como forma de celebrar o Dia do Gari.
“Foi uma linda surpresa. Disseram que ia ter uma ação, mas não esperava que aconteceria o que aconteceu. Pensava que iria ser apenas uma reunião, algo assim. Fiquei bastante emocionada com o que fizeram para a gente. É sempre bom ser lembrada. E pelo segundo ano seguido tivemos uma homenagem”, comenta a margarida, Maria das Dores de Sousa, moradora da comunidade do Jaqueline
O ato iniciou com a explanação da história do trabalho dos garis. Depois, houve a declamação de um poema, escrito pelos próprios estudantes. A terceira parte teve a interpretação da versão em português da música “Heal the world (O mundo melhor)”, de Michael Jackson. E na última parte, ocorreu a entrega de livros e de flores aos homenageados.
“Todo o projeto foi desenvolvido em sala de aula com o intuito de despertar a consciência de que um mundo melhor depende de cada ação individual que fazemos, como um papel jogado no chão”, observa a professora, Cristiane Casagrande. “Também temos um projeto de reciclagem onde os alunos separam os materiais que posteriormente são vendidos e o dinheiro investido na escola”, informa a coordenadora pedagógica Priscila Fernandes.
Especial Jornal Gazeta