sexta-feira, 29 novembro, 2024
Ultimas noticias

Frio menos intenso beneficia produção rural

O outono neste ano tem se caracterizado por temperaturas mais amenas na região. Foram registradas ondas de frio, mas na maior parte dos dias, as temperaturas se mantiveram agradáveis. Isso faz com que trabalhos na agricultura possam ser desenvolvidos sem grandes impactos. De acordo com o climatologista Márcio Sônego, da estação da Epagri de Urussanga, todas as áreas estão conseguindo benefícios pelo frio menos intenso.

“Este é um período que nós consideramos como de ‘frio útil’. O que acontece: há frio para que o comércio possa vender, mas ao mesmo tempo, acontece um frio amigável para todas as áreas rurais. Na agricultura, o frio não mata o que é produzido. Na pecuária, os produtores não precisam usar tanta silagem, já que não há geada que mata a pastagem. E na pesca, é um frio que ajuda a trazer a tainha para a costa, então é bom para todo mundo”, enumera.

Os próprios dados da Epagri/Ciram confirmam que a temperatura média este ano têm sido mais alta que a histórica. A média para Içara é de 14,6°C para o período atual, no entanto, em 2018 está em 15,9°C, ou seja, um aumento superior a 1°C. “Isso deve-se muito às manhãs, que não estão tão geladas como é de costume para esta época do ano. Tem frio, mas de maneira geral menos intenso”, aponta o climatologista.

Sônego ainda lembra que há algumas semanas participou de conversas com agricultores que se preocupavam com o inverno deste ano. “O pessoal que trabalha com mandioca estava muito preocupado com as geadas, porque se desse poderia matar os ramos. Mesma situação na pecuária, em virtude da pastagem. E as geadas acabaram não se confirmando aqui na região. Em Içara, por exemplo, não teve nenhum registro”, finaliza.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis