Fiscalização em lixo será ampliada com aplicação de multa

Desde o final do último mês, a coleta de lixo na região central de Içara está sendo realizada de forma diferente. O recolhimento está acontecendo no fim da tarde e faz parte do projeto “Lixo na Hora Certa”. A ideia é de deixar a cidade visualmente mais bonita, além de evitar que os resíduos sólidos cheguem ao sistema de drenagem e bloqueiem a rede, assim minimizando a possibilidade de alagamentos existentes na cidade.

Mas, quase um mês após a implantação está constatado que nem todos estão obedecendo as novas regras. Por conta disso, nesta semana a Prefeitura de Içara irá aumentar a fiscalização quanto ao acúmulo de resíduos sólidos. “Há diversos pontos de lixo que acabam criando um problema de saúde e também ambiental. A população infelizmente não está entendendo a importância deste projeto. Vamos realizar uma fiscalização maior”, coloca o secretário de Planejamento e Controle Interno, Arnaldo Lodetti Júnior.

Ainda conforme o secretário, caso o lixo não esteja em um local com comércio ou residência, os fiscais devem realizar a tarefa até que possam descobrir quem depositou o material em local errado e também fora do horário. “Durante a fiscalização se for preciso vamos recolher o lixo e ver de onde vem, porque sempre vai ter alguma nota ou outra coisa que identifique de onde seja. Vamos intensificar porque queremos é resolver esse problema. Além de criar todo um problema de saúde e ambiental é feio para a cidade”, ressalta. 

Adesão

O comerciante Marco Silva aderiu ao projeto. “Nós já tínhamos como regra ao fechar a loja no fim da tarde, depositarmos o lixo na lixeira. Mas no geral, acredito que isso seja mais questão de bom senso de todos”, pontua. “Muitos não têm lixeira e acabam deixando os resíduos na dos outros e com isso surge lixo de mais. Além do muitas vezes não ter espaço colocam fora de horário. Então automaticamente o lixo fica no chão e os cachorros e gatos fazem aquele estrago. Se orientado não deu certo, então que se faça por outro meio”, finaliza. 

Nova regra

Conforme a nova programação, moradores e comerciantes da área central devem depositar o lixo entre às 18h e às 18h30. Na sequência, então passam os lixeiros fazendo o recolhimento, com término programado para às 19h45. A regra é válida para todas as residências, estabelecimentos comerciais e empresas estabelecidas entre a Avenida Procópio Lima e as ruas 7 de Setembro, Henrique Lage e Vitória, sendo somado ao todo 13 vias.

A partir de agora, multas devem ser aplicadas. E o valor estipulado é de seis Unidades Fiscais do Município (UFM), que corresponde a R$ 468,90. Caso não haja lixeira específica o valor da notificação poderá ser ampliada para R$ 625,20.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis