A busca pela qualidade de vida fez com que integrantes da família Rabelo, do bairro Vila Alvorada, modificassem a sua forma de atuação profissional. Há cinco anos, Jeniane Cândido Rabelo deixou o trabalho nas lavouras de fumo e iniciou uma pequena plantação de verduras e legumes e, hoje, a família se dedica exclusivamente a este plantio. A área cultivada atualmente é de um hectare.
“A forma como mudou a nossa qualidade de vida? Foi uma mudança para melhor, é algo que não tem comparação. Nos sentimos muito melhor agora. O estresse reduziu, trata-se de um serviço que é nosso, estamos trabalhando para a gente, além de ser algo natural, sem agrotóxico. Todos os dias trabalhamos revigorados”, comenta a agricultora.
Ela comenta que, antes do início dos trabalhos com a plantação de verduras e legumes, além de ter algum plantio de frutas, trabalhava para outros agricultores, em especial no fumo. E o marido trabalhava como motorista, atuando por último para uma empresa de material de construção. “As circustância nos levaram a optar por este caminho”, aponta Jeniane.
O plantio de verduras e legumes para comercialização começou devagar. A venda iniciou apenas para amigos e conhecidos, até que a produtora decidiu vender na praia, durante a temporada de verão. Até o ano passado, o marido mantinha-se em outro serviço e auxiliava apenas aos fins de semana e à noite. Jeniane era a única que se dedicava o dia inteiro à lavoura. Neste ano, porém, a produção aumentou e com isso o casal passou a trabalhar exclusivamente com a plantação.
Especial Jornal Gazeta



















