Com objetivo resgatar a história dos povos colonizadores a Secretaria de Educação de Içara realiza pelo quarto ano consecutivo o projeto Etnia na Escola, que trabalha a valorização da cultura étnica trazida pelos imigrantes açorianos, italianos, poloneses e africanos.
As aulas teóricas e práticas são realizadas nas escolas municipais São Rafael e Maria Arlete Bitencourt Lodetti com a cultura italiana, Ignácio João Monteiro e Maria Barcelos Puzinski com a polonesa, Paulo Rizzieri com a africana e a escola José Fernandes Silveira com a cultura açoriana.
De acordo com a coordenadora de Artes, Lilian Philippi, além dos conteúdos que serão trabalhados, cada escola fará uma atividade mensal que envolva os alunos, a comunidade e a associação étnica trabalhada em cada unidade de ensino.
A escola Paulo Rizzieri fará uma explanação sobre a história da cultura africana e o preconceito racial com a professora Priscila Leonor, dia 27. No dia seguinte a historiadora Elza de Mello, representante da Associação Açoriana de Içara, falará aos estudantes da escola José Fernandes Silveira.
Os alunos ainda farão teatro, pratos típicos, exposição de artesanato e de fotografias, além do desfile cívico.
Colaboração: Imprensa PMI