Os 44 anos de atividades da Apae de Içara foram relatados pela presidente da entidade Sidirlene da Silva De Luca, no espaço destinado ao horário político da sessão ordinária realizada nesta terça-feira (17), na Câmara Municipal. O movimento foi idealizado pela senhora Darci De Lucca Scavone e o professor Altamiro Domingos Dagostim, e a Apae foi fundada em 18 de outubro de 1979, iniciando suas atividades em março de 1980, com 13 alunos, tendo como finalidade atender crianças, adolescentes, adultos e idosos com deficiência, buscando assegurar-lhes o pleno exercício da cidadania.
“As entidades que também nos apoiaram no inicio foram os clubes de serviços Rotary e Lions, que efetivamente contribuíram para impulsionar todo nosso trabalho”, lembrou Sidirlene De Luca. A Apae presta atendimento de forma continuada, permanente, planejada e gratuita.
“Visando dar mais qualidade de vida e funcionalidade para os usuários e famílias de forma que os alunos possam ter mais autonomia em seu dia a dia”, completou a presidente. A instituição dispõe de uma área construída de mais de 2.600 metros quadrados, num total de 62 dependências entre salas de aula, consultórios, salas de atendimento, salas administrativas, banheiros e outros. Com o total de 292 alunos (de zero a 72 anos) e 64 funcionários a escola é composta por equipes administrativa, docente multidisciplinar e de apoio.
“Seu quadro funcional atende as exigências, buscando sempre o serviço de qualidade e superando as barreiras e complexidades inerentes à condição especial de cada aluno”, ressaltou Sidirlene. Conforme a presidente da entidade atualmente a Apae recebe recursos para sua manutenção do governo federal, estadual, municipal (Içara e Balneário Rincão), campanhas, eventos e contribuições da comunidade em geral.
O espaço foi requerido pelo vereador Rodrigo da Silva Gonçalves (PP), que na oportunidade também fez a entrega de uma moção de congratulações para a direção, professores, técnicos e demais colaboradores. “É uma satisfação homenagear essa entidade que é referência na região sul”, destacou Gonçalves. “Parabenizamos a todas as pessoas envolvidas nesse trabalho espetacular, realizado com muito amor”, frisou o presidente do Legislativo Max Luiz (PL).
Colaboração: Câmara de Içara/Comunicação