O Escritório Modelo, vinculado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, oferece aos acadêmicos a oportunidade de praticar atividades profissionais ainda na graduação. Por meio da iniciativa, eles desenvolvem projetos no próprio campus e para instituições externas, como prefeituras, escolas e associações.
Coordenado por um orientador, que assina o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) dos trabalhos elaborados, o espaço permite que os estudantes trabalhem em diversas etapas de projetos, o que proporciona experiências que vão além dos tradicionais nichos de escritórios comerciais. “No Escritório Modelo estou fazendo algo diferente de tudo que tive contato anteriormente”, comenta a acadêmica da quarta fase, Nicole Rodrigues Velho.
Existente há alguns anos, antes o Escritório Modelo funcionava a partir de editais para projetos de Extensão, porém, a partir de setembro deste ano, ele se tornou institucionalizado o que, segundo o professor Jorge Luiz Vieira, irá gerar benefícios para os estudantes e para a região.
“Anteriormente fizemos trabalhos para prefeituras da região, por exemplo, além de trabalhos que chamamos de planejamento participativo. Algumas vezes o público externo encontra dificuldades para contratar arquitetos para determinados trabalhos. Além disso, há a possibilidade de parcerias com prefeituras para o desenvolvimento de estudos”, enfatiza.
“Já os acadêmicos têm a possibilidade de colocar em prática o que aprendem em sala de aula em escala mais diversa do que ocorre em escritórios de Arquitetura que, normalmente, trabalham com alguns nichos”, acrescenta.
Ferramenta essencial
Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Aline Savi, o Escritório Modelo é uma ferramenta essencial para a formação prática dos estudantes. Segundo ela, o local proporciona um ambiente de simulação real de mercado ao permitir que os acadêmicos apliquem os conhecimentos teóricos em projetos concretos.
“O espaço facilita o desenvolvimento de competências essenciais, como a capacidade de resolver problemas complexos, a gestão de projetos e o trabalho colaborativo, habilidades que são exigidas no mercado de trabalho. Além disso, o Escritório Modelo atua como um diferencial competitivo para a Unesc, pois permite a integração dos estudantes com a comunidade local ao proporcionar soluções arquitetônicas para demandas sociais, culturais e urbanísticas.
A contratação dos trabalhos é feita diretamente com o setor, sendo que as informações para tal podem ser obtidas pelos contatos (48) 3431-2556 ou (48) 9 9978-1693.
Texto e fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc