O esporte faz parte do dia a dia do brasileiro. E em Içara, é amplamente utilizado como uma ferramenta de inclusão social, através de projetos desenvolvidos pela Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE), como ações de contraturno escolar, ou seja, a criança ou adolescente estuda em um período e no outro realiza atividades.
“Os projetos que são trabalhados com as crianças e os adolescentes através do esporte, assim como com outros segmentos, como é o caso da cultura, fazem muito bem para as crianças e desta forma fazem bem para a cidade. Todos saem ganhando com a disponibilidade desses projetos para que essas crianças possam ter uma ocupação no período em que não estão em sala de aula”, destaca a presidente da FMCE, Maria Tereza Chagas.
“Participando desses projetos desenvolvidos pela fundação, a criança sempre está acompanhada de um profissional e através dessa participação passa a ter uma ocupação, evitando estar em um mau caminho, em algo que fará mal. Os projetos sociais fazem com que se reduza esta possibilidade de a criança ou adolescente fazer algo errado e é desta forma que estamos trabalhando na fundação”, menciona a presidente.
Nas escolinhas desportivas da FMCE, são oferecidas diversas modalidades. Caratê e xadrez são os dois projetos que ganharam mais destaque nesses últimos anos, porém também há espaço para o tênis de mesa, futebol, futsal, voleibol, handebol, recreação, entre outros. Atualmente, são mais de 500 crianças participando dos projetos esportivos.
Especial Jornal Gazeta