terça-feira, 25 junho, 2024
Ultimas noticias

Engenharia Mecânica: o curso para quem quer reinventar o mundo

Foto: Divulgação

Graduação na Unesc é a opção certeira para aqueles que gostam de inovar em busca de soluções para a sociedade 

 

A Engenharia Mecânica desempenha um papel vital na sociedade, sendo uma área que se destaca pela relevância multifacetada. Responsável por conceber, desenvolver e aprimorar sistemas mecânicos, essa área da engenharia desempenha um papel importante em diversas indústrias. Na Unesc, o curso é dinâmico e exige muita dedicação por parte dos seus acadêmicos, tanto na parte teórica como nas atividades laboratoriais, já que atua diretamente envolvendo teoria e prática desde a primeira fase. O quadro de docentes conta com um núcleo de especialistas com formações nos níveis de mestrado e doutorado.

 

Com 11 anos de existência, o curso de Engenharia Mecânica é integralizado em 5 anos, sendo as suas disciplinas divididas em fundamentais, de cálculos e físicas; e específicas como termodinâmica, mecânica dos fluidos, transferência de calor e resistência dos materiais, metrologia e aplicadas: mecanismos, motores. refrigeração. elementos de máquinas, vibrações e acústica, usinagem, instrumentação, simulação e hidráulica. A infraestrutura contempla laboratórios dedicados e especializados ao curso, incluindo: laboratóŕio de soldagem, usinagem, computação,  avançada.

 

Segundo o coordenador do curso, Adilson Oliveira, considerando as perspectivas regionais, o curso de Engenharia Mecânica da Unesc foi concebido para atender estudantes que desejam ser desafiados. “Nossa graduação é voltada para um perfil de estudante que pretende efetivamente promover algum aprimoramento tecnológico ou desenvolver novas ideias para a nossa sociedade. Entre as diferentes áreas do conhecimento humano, talvez esta seja a que mais representa, em essência, a famosa frase de Steve Jobs que diz que ‘a tecnologia move o mundo’”, destacou.

 

Além disso, conforme Adilson, a importância social é evidente na contribuição para os avanços tecnológicos, impactando diretamente no cotidiano das pessoas. “A Engenharia Mecânica está profundamente integrada aos setores como mobilidade humana, energia, automação e fabricação. Desde a criação de veículos, passando pela otimização dos processos industriais até a concepção de dispositivos médicos, os profissionais formados nesta área demonstram uma grande versatilidade ao enfrentar desafios que transcendem as fronteiras disciplinares, consolidando-se assim como agentes dos avanços socioeconômicos”, acrescenta o coordenador.

 

Túnel de Vento como diferencial

 

Um dos equipamentos que mais chama a atenção de acadêmicos e profissionais é o Túnel de Vento, disponível no Parque Científico e Tecnológico (Iparque). O aparelho, único no Sul de Santa Catarina para estudos aerodinâmicos, foi desenvolvido por professores do curso. Com um comprimento de sete metros e um contrator de 1,8m, ele permite que um exaustor, de 1,2 m de diâmetro, produza ventos de 70 km/h de velocidade. Com uma seção transversal de teste de 700 mm, o que possibilita estudos e simulações aerodinâmicas de veículos, estruturas e construções.

 

Oliveira ainda explicou sobre a linguagem específica utilizada durante a graduação. “Como se pode observar, a linguagem das nossas disciplinas são bem específicas e até, por vezes, ‘dura’, mas todos os nossos formandos reconhecem cada expressão e termo repassado. Devido ao rápido avanço das tecnologias, os engenheiros mecânicos formados na Unesc são orientados a se atualizarem constantemente em relação às novas técnicas, materiais e tendências emergentes. Por outro lado, para os calouros, o curso é apenas o início de uma jornada de entendimentos e aplicações de fenômenos físicos aos quais podem levá-los a mundos muito distantes, basta desejar e acreditar”, concluiu.

 

A engenharia mecânica é um campo amplo e diversificado, com aplicações em muitos setores, incluindo automotivo, aeroespacial, energia, manufatura, entre outros. Conheça alguns aspectos-chave da engenharia mecânica:

 

  • Projeto Mecânico:

 

Os engenheiros mecânicos projetam produtos e sistemas mecânicos. Isso inclui a criação de esboços, modelagem 3D, análise de elementos finitos e seleção de materiais.

 

  • Análise Estrutural e de Tensão:

 

Os engenheiros mecânicos utilizam técnicas de análise para garantir que os componentes mecânicos suportem cargas e forças sem falhas. Isso envolve o uso de software de simulação e métodos analíticos.

 

  • Materiais e Seleção de Componentes:

 

A escolha dos materiais apropriados é crucial na engenharia mecânica. Os engenheiros devem considerar propriedades como resistência, durabilidade, peso e custo ao selecionar materiais para componentes mecânicos.

 

  • Fabricação:

 

Engenheiros mecânicos estão envolvidos na seleção dos métodos de fabricação adequados para transformar projetos em produtos físicos. Isso pode incluir processos como usinagem, moldagem, soldagem e impressão 3D.

 

  • Termodinâmica e Fluidodinâmica:

 

Compreender os princípios da termodinâmica é crucial para projetar sistemas de energia, motores e máquinas térmicas. A fluidodinâmica é essencial para o projeto de sistemas que envolvem líquidos e gases.

 

  • Controle e Automação:

 

Muitos sistemas mecânicos envolvem controle automatizado. Os engenheiros mecânicos frequentemente projetam sistemas de controle para otimizar o desempenho e a eficiência de máquinas e processos.

 

  • Manutenção e Gerenciamento de Projetos:

 

Além do projeto e fabricação, a engenharia mecânica inclui a manutenção de sistemas ao longo do tempo. Isso pode envolver reparos, atualizações ou substituição de componentes.

 

  • Sustentabilidade:

 

Cada vez mais, os engenheiros mecânicos estão preocupados com a sustentabilidade. Isso inclui o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes em termos de energia, a redução de resíduos e a consideração de fatores ambientais em todo o ciclo de vida do produto.

 

Graduação Multi

 

A virada de chave no modelo de ensino-aprendizagem por meio da Graduação Multi aconteceu há dois anos. O método inovador de ensino oferece aos estudantes a oportunidade ímpar para ampliar as habilidades pessoais e acadêmicas por meio de atividades estimulantes. A nova modalidade de Ensino conecta o ecossistema acadêmico e proporciona aos estudantes uma vivência que só uma Universidade pode oferecer.

 

Desde então, os discentes são desafiados em atividades como avaliação de qualidade de vida e saúde, interação com comunidades, análise de bairros da região, verificação de acessibilidade em escolas, acompanhamento técnico de obras, dentre tantas outras práticas desenvolvidas dentro e, principalmente, fora de sala de aula e longe dos métodos tradicionais, fazendo com que os estudantes sintam na pele a excelência acadêmica ao se aprofundarem na realidade local.

 

Na Graduação Multi, os acadêmicos são incentivados a trabalhar em projetos em grupo, em colaboração com professores e profissionais de diversas áreas, como empresas e organizações da sociedade civil. Dessa forma, eles têm a oportunidade de desenvolver habilidades como trabalho em equipe, liderança, criatividade e inovação.

 

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

 

Como uma Instituição completa para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc está preparada para receber os novos acadêmicos. As matrículas para os cursos de graduação da Universidade estão abertas aos interessados em ingressar já em fevereiro. Para iniciar o sonho de cursar uma graduação na Unesc não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

 

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

 

Na página https://www.unesc.net/engenharia-mecanica é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um.

Colaboração: Agecom

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis