Viabilizadas através de convênio entre o Estado e o município, as obras na conurbação entre Içara e Criciúma, na altura do bairro Presidente Vargas, corriam o risco de sofrer atrasos, por conta do remanejamento no calendário de pagamentos. Após um acordo entre as partes, porém, a execução está garantida dentro do prazo previsto.
O acerto envolve também a pavimentação do acesso ao Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Morro Bonito. “Houve uma reunião da Agência de Desenvolvimento Regional com a empreiteira que realiza as obras na estrada de Segunda Linha e também na conurbação do Presidente Vargas e a empresa aceitou fazer os serviços em 2017 e receber em 2018”, informa o prefeito Murialdo Gastaldon.
Segundo ele, o Governo do Estado sinalizou por manter o cronograma de pagamento até abril do próximo ano e não mais até dezembro de 2018, como propunha anteriormente. “Só falta agora a secretaria fazer esse aditivo para assinarmos”, completa. De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Regional, João Fabris, há em caixa R$ 2,5 milhões para cada obra, oriundos do Fundo Social. Mas os serviços ainda não estão sendo pagos às empresas executoras justamente porque falta firmar o aditivo aos respectivos contratos.
Na região do Presidente Vargas, a principal intervenção é feita na Rodovia Paulino Búrigo (SC-445), com a construção de um túnel. Apesar do impasse criado até então, as obras naquele lote estão dentro do prazo, segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Içara, Arnaldo Lodetti Junior. “Estamos trabalhando para terminar a parte de asfalto neste mês de agosto ou no mais tardar até 10 de setembro. Depois, para a parte de urbanização, serão mais 45 dias de obras”, estima.
Terceira Linha
O Governo do Estado também já garantiu recursos, na ordem de R$ 900 mil, para o asfaltamento do acesso à São Rafael (Terceira Linha). Entretanto, o convênio com o município ainda não foi firmado. “O projeto já está na nossa mão e esperamos só a chegada do convênio para licitar a obra. Deve estar chegando esta semana e na semana que vem devemos lançar a licitação, para definir quem vai assumir a função de pavimentar aqueles 1,1 mil metros até chegar à igreja”, projeta Lodetti.
Especial Jornal Gazeta