O deputado Adilor Doía Guglielmi protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa propondo a extinção das 35 Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e seus respectivos cargos. A principal justificativa é o alto custo e a pouca eficiência em seus objetivos de interiorizar projetos e ações públicas do governo.
De acordo com o parlamentar, dados do Tribunal de Contas do Estado indicam que somente com despesas de aluguéis com as sedes regionais no ano passado, foram gastos R$ 5 milhões e 600 mil reais, o que representa cerca de 10% do total de locações custeadas pelo governo estadual.
“Diante do cenário de dificuldades da economia catarinense e nacional, todos esses gastos com estrutura, mais os de pessoal, não se justificam, pois além de não promoverem na prática, a esperada descentralização da administração estadual, também não tem contribuído com o desenvolvimento regional”, coloca o parlamentar.
O deputado tucano acrescenta ainda que as atividades e políticas públicas do Estado promovidas pelas ADRs podem ser absorvidas e supridas pelas atuais secretarias setoriais, sediadas em Florianópolis. “Muito se critica e pouco se faz na prática para resolver esse assunto. Esta na hora de agir”, finaliza Dóia.
Colaboração: Carlos Mello/Assessoria