Chega o verão e em consequência aumenta o gasto com energia elétrica, seja em residências ou em empresas. Principalmente por conta de haver a necessidade de resfriar os ambientes, em virtude das altas temperaturas. Diante disso, um dos principais vilões em termos de consumo é o ar-condicionado. Porém, há formas possíveis de economizar nesta época.
“Uma dica que nós damos todos os anos, e que é muito importante, é que as pessoas busquem otimizar o uso do ar-condicionado. Ou seja, por exemplo, durante a madrugada, quando já está mais fresco, não há a necessidade de que o ar fique ligado. Então o que se pode fazer é programar. Liga durante a noite e deixa programado para que no meio da madrugada, de forma automática, ele desligue”, orienta o engenheiro eletricista da Cooperaliança, Edmilson Maragno.
Outro grande vilão deste período do ano é o chuveiro. Porém, Maragno destaca que também há como economizar ao usar o aparelho. O primeiro passo é a chave do chuveiro ser alterada para o modo verão. “Esta é uma questão básica, mas que infelizmente há pessoas que não fazem isso e acabam elevando a conta. Em dias com calor intenso, é possível desligar o aquecimento do chuveiro e tomar banho tranquilamente, em especial no fim do dia, quando a água já passou um dia inteiro sendo aquecida”, afirma.
O engenheiro ressalta que os alimentos somente devem ser levados a um refrigerador quando já estiverem frios, caso contrário, o consumo acaba sendo maior. “Quando se coloca algo quente, a geladeira tem que fazer o serviço de trocar a temperatura, ou seja, de quente tornar aquele produto frio. E para que isso seja possível, acaba fazendo mais força. Com mais força, se gasta mais energia. Também é uma medida simples, que se pode ser tomada”, aponta.
Especial Jornal Gazeta