Devido à contenção de despesas, em 2015 não houve a realização do desfile de 7 de Setembro, alusivo à Independência do Brasil, em Içara, enquanto no ano passado o ato cívico foi promovido, embora em menor proporção. E o que está programado para 2017, faltando um pouco mais de duas senanas para a Semana da Pátria? Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia do município, o evento vai retomar os moldes tradicionais este ano.
A organização ainda trabalha nos últimos preparativos, mas já está certo que o desfile ocorrerá na área central da cidade. “O que acontece é que 2015 foi um ano atípico, vários problemas foram enfrentados e isso acabou causando toda a mudança de programação. Mas agora já está tudo nos trilhos, estamos organizando o desfile deste ano como sempre foi feito, no formato que a cidade já está acostumada a presenciar”, garante a coordenadora pedagógica de Educação Física da secretaria, Vanderléia Pizzetti, integrante da comissão organizadora.
Segundo ela, 22 entidades já estão confirmadas para participar do ato no dia 7 de setembro. “Há entidades dos mais variados tipos, como Apae, Corpo de Bombeiros, Grupo de Escoteiros, AILA (Academia Içarense de Letras e Artes), AMPI (Associação Amigas do Peito), ONG Amigo Bicho, entre tantas outras. Também há diversas escolas, mas outras entidades ainda podem aderir ao desfile. Estamos trabalhando em cima disso”, coloca.
O desfile será realizado ao longo da rua Altamiro Guimarães. A concentração acontecerá na região da prefeitura, com os participantes seguindo até a área de dispersão, na quadra entre as ruas Duque de Caxias e Ipiranga. “As pessoas já estão acostumadas com a Altamiro Guimarães, mas além disso, pelo formato como o desfile acontece, a gente vê que esta é a melhor rua que se tem na região central de Içara para se fazer um ato como este. Por isso foi realizada a opção por manter na Altamiro Guimarães”, explica Vanderléia.
Especial Jornal Gazeta



















