Falecida no último dia 18, aos 70 anos, a professora e historiadora Derlei de Luca, natural de Içara, foi homenageada nessa terça-feira, dia 12, com uma celebração póstuma na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Ela foi uma das principais líderes no estado na luta contra o regime militar que se estabeleceu no Brasil entre 1964 e 1985.
“Homenagear a Derlei é extremamente importante para nós porque ela foi uma grande articuladora do comitê de verdade e justiça. É extremamente importante dialogar com a sociedade, e foi o que ela fez, para que não passarmos mais por momentos como foi aquele período”, destaca o deputado estadual Dirceu Dresch.
João Paulo de Luca, filho de Derlei, recebeu uma placa em homenagem à mãe. “É algo importante para valorizar o legado que a mãe deixou na vida de muitas pessoas. A luta pelos ideais é o principal, lutar por aquilo que acredita, mesmo que no começo sejam poucas vozes, mas ao longo do tempo se tornam maiores. O mundo uma hora reconhece”, pontua.
Redação Içara News