Içara comemorou o ano da cultura italiana com uma extensa programação envolvendo todas as famílias da descendência. No sábado e domingo, dias 24 e 25, a comunidade de Morro Bonito se tornou um pedaço da Itália com a Festa Dei Nonni, que reuniu religiosidade, jogos esportivos, gastronomia e apresentações artísticas.
“Foi uma oportunidade para as novas gerações aprenderem, e para memorarmos os saberes e fazeres deste povo que deixou um vasto legado cultural para nossa cidade", ressalta o prefeito Murialdo Canto Gastaldon. De acordo com o presidente da Associação Ítalo Veneta de Içara, Salvio Castagnetti, a festa superou as expectativas da comissão organizadora. “Consolidou um dos objetivos da Associação que é promover atividades sociais e recreativas que relembrem os descendentes italianos”, coloca.
O presidente da Fundação Cultural de Içara, Daniel Loch, destacou que uma das premissas da entidade é a valorização das quatro etnias que colonizaram Içara. “Em 2013 realizamos a festa açoriana, em 2014 a Afro e em 2015 a etnia italiana foi memorada. Foram dois dias em que as famílias que contribuíram para a construção da nossa cidade celebraram suas raízes”, pontua.
No ano que vem, a etnia polonesa será festejada no município içarense. "Valorizar as etnias é sinônimo do fortalecimento do sentimento de pertença. No início de 2016 iniciaremos a pesquisa das famílias e procuramos realizar durante o ano atividades artísticas alusivas a etnia que fomentem a vivência cultural", adianta o coordenador artístico da Fundação, João Gabriel da Rosa.
Colaboração: Tânia Giusti/Imprensa PMI