Defesa Civil abre Semana de Prevenção de Desastres

O coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, abriu a primeira Semana de Prevenção e Gestão de Desastres de Içara. A palestra no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (Sindserpi) tratou sobre a especialização na área de prevenção, mitigação, preparação, de respostas e de recuperação a ocorrências de desastres naturais. “São sérios os problemas que ocorrem em função da falta de uma preparação. As pessoas envolvidas nesse contexto devem estar cientes de como devem proceder”, afirma Silveira.

Um dos principais pontos abordados foi quanto às situações de emergência, quando o município pode pedir auxílio ao Governo do Estado. Além disso, ele enfatizou a necessidade de interligação entre os setores. “Aconteceu uma enxurrada e estragou toda a lajota de uma estrada. O coordenador da Defesa Civil vai lá e chama um engenheiro que fará o levantamento, de ponto a ponto, de forma técnica. Esse é um exemplo de como é importante a união dos setores”, aponta.

O coordenador ainda enfatizou a necessidade de mitigação, que é prever o que pode acontecer. “Içara é um município propício a vendavais, por ser próximo do litoral. Por isso seria fundamental se ter uma regra que exigisse pelo menos um cômodo da casa ter laje, para que os moradores possam passar pelo desastre. Temos que diminuir os riscos”, declara. 

O evento terá sequência nesta quinta-feira, dia 11, com palestra sobre a atuação da Assistência Social nesses casos e será concluído no dia 19, abordando a gestão de desastres e incluindo atividade prática.

 

Especial Jornal Gazeta

Gostou da notícia então compartilhe:

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis