O Coletivo Cultura Mamoeira, de Criciúma, vai promover, no próximo domingo, uma roda de Boi de Mamão na Praça Coberta, em Nova Veneza. A “brincadeira” inicia às 14h e faz parte de um intercâmbio promovido entre os grupos Coletivo Mamulengo Flor do Cafezal, de Guaxupé (Minas Gerais), e o Grupo Cyathus Teatro de Animação, que reside na cidade neoveneziana.
Para Quetlin da Silva Silveira Apolinario, assistir a uma apresentação de boi sempre é uma oportunidade de repassar um folclore popular da nossa região. “Durante o período na escola, aprendemos muito sobre o Saci, a Iara, mas acabamos não conhecendo esse folclore, que é tão bonito quanto e que está bem ao lado deles, que é o Boi de Mamão”, comentou.
Conforme os integrantes do grupo, a brincadeira servirá para fortalecer e enriquecer ainda mais a troca entre os grupos, promovendo a cultura do Boi de Mamão. A atração será gratuita e tem classificação indicativa livre. “Quem vier até a praça pode conferir uma brincadeira de boi com sotaque criciumense e, se quiser contribuir, vamos passar o tradicional ‘chapéu’, comum em apresentações de rua”, afirma Vinicius da Silva Martins, que integra o coletivo.
Para o ator do Grupo Cyathus Teatro de Animação, Marcelo Ciepielewski, que reside em Nova Veneza, a troca de conhecimento focada no teatro popular de bonecos, assim como na cultura popular do Boi de Mamão, é uma experiência de aprendizado e resgate. “Nós já estivemos em Minas Gerais assistindo à tradição do Terno de Reis, que é algo muito diferente do realizado aqui em Santa Catarina”, exemplifica Marcelo.