A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) está dando continuidade à campanha “Dar Esmola, Não Garante Direitos”. Após a realização do I Fórum do Serviço de Abordagem Social, está sendo feita a distribuição de materiais informativos nas unidades de saúde do município, bem como nos estabelecimentos comerciais, bancos e casas lotéricas.
O objetivo é orientar o cidadão de que o município disponibiliza serviços de atendimento com equipe técnica especializada para orientar e encaminhar o usuário de acordo com sua necessidade. “A campanha contribui para a eficácia do trabalho de abordagem social. O pedir traz comodismo e não ressignifica a pessoa, portanto se faz necessário que o pedinte tenha acesso aos direitos primordiais de assistência social”, explica o Educador Social, José Fernandes.
Em Içara, de janeiro a abril de 2017 foram realizados 50 atendimentos, sendo 86% com homens e 14% com mulheres. As principais causas são o uso de substância química, vínculos familiares rompidos, conflitos familiares, transtornos mentais entre outras situações.
“O que nos deixa mais incomodado é ver crianças sendo submetidas à prática do pedido de esmolas, ficando expostas a situações adversas que a rua pode oferecer. Além disto, as priva da escola e do lazer, tirando-lhes a perspectiva de uma vida mais digna que uma escola pode oferecer”, destaca a secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Jaqueline dos Santos.
Colaboração: Imprensa PMI