Neste sábado, 04, a Cooperaliança completa 60 anos de operação. Seis décadas de dedicação, inovação e compromisso com a comunidade. A história da cooperativa iniciou em 1963, quando durante uma assembleia na Câmara de Vereadores de Içara, um grupo de visionários se reuniu para fundar uma cooperativa que buscava suprir a crescente demanda por eletricidade na região. Essa reunião marcou o nascimento da Cooperaliança, uma empresa que desempenharia um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social das comunidades. Durante esses 60 anos, a empresa passou por diversas transformações e desafios, sob a liderança de 15 presidentes, sendo o empresário Zefiro Giassi o primeiro e o atual presidente, Reginaldo de Jesus, o último a assumir a posição.
As inovações tecnológicas e o compromisso com a melhoria da qualidade do serviço oferecido aos seus consumidores sempre foram prioridade. No estado, a empresa foi pioneira na contratação de energia elétrica através de processo de licitação pública (leilão) em busca de uma tarifa mais justa. Na parte de infraestrutura, a subestação Rincão foi ampliada para dobrar a capacidade e atender os balneários com ainda mais eficiência. O investimento nas redes é constante, somente nos últimos quatro anos foram R$ 34,6 milhões, o que reduz perdas de energia e garante um fornecimento mais confiável.
No atendimento, a cooperativa se destaca com dois prêmios de Satisfação do Consumidor, concebidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel. A relação de cooperação com a comunidade também é notável. A empresa tem se envolvido em iniciativas de responsabilidade social, apoiando projetos esportivos, educacionais e culturais dentro da sua área de concessão. Nos últimos quatros anos, foram mais de R$4 milhões em doações. Entre os projetos desenvolvidos pela empresa, o dia das crianças se tornou tradição para os associados e a cada ano supera o número de participantes.
“A comemoração dos 60 anos da Cooperaliança é uma oportunidade para considerar e agradecer a dedicação dos ex-presidentes que deixaram seu legado, todos os funcionários, diretores, parceiros e consumidores que desenvolveram para o sucesso da empresa ao longo das décadas”, afirma o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus (Dedê).
Ao longo de seus 60 anos, a cooperativa enfrentou desafios e superou obstáculos, sempre focada em buscar uma tarifa mais justa e oferecer um serviço de qualidade. Para o futuro, a empresa planeja continuar investindo em infraestrutura, tecnologia e sustentabilidade. Nesses 60 anos de história, a Cooperaliança declarou seu compromisso com a excelência, a inovação e o serviço à comunidade.
Colaboração: Cooperaliança/Comunicação