O Conselho de Consumidores da Cooperaliança participou, nesta quinta-feira, 03, de um treinamento sobre geração distribuída com foco em micro e minigeração de energia. A capacitação, ministrada pelos técnicos da cooperativa Jonas Dalmolin e Fernando Lima, é uma exigência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e teve início às 15h, reunindo representantes das classes residencial, rural, comercial, industrial e do poder público.
Durante o encontro, os conselheiros aprofundaram seus conhecimentos sobre o funcionamento da geração distribuída, especialmente a energia solar, tema cada vez mais relevante no cenário energético nacional. O objetivo do treinamento foi capacitar os representantes do conselho para que possam repassar as informações de forma clara e segura aos demais consumidores, fortalecendo o papel de elo entre a cooperativa e seus associados.
“O treinamento apresentou a situação atual da cooperativa, como o número de usinas instaladas e sua potência, e explicamos como funciona o processo online para solicitação de conexão, que hoje é totalmente digital e ágil”, explicou Jonas Dalmolin.
Além da parte teórica, durante uma visita a campo, os conselheiros também puderam conhecer de perto uma das usinas solares de solo. Os técnicos destacaram ainda a implantação de medidores inteligentes nessas unidades, que permitem o monitoramento remoto da geração de energia em tempo real.