Incomodados com as constantes faltas de água registradas na comunidade várias vezes por semana, moradores do Loteamento Jussara, no bairro Vila Nova, deram um prazo de três semanas para a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento de Santa Catarina (Casan) solucionar o problema. Caso isso não ocorra, a comunidade promete uma mobilização para encontrar outros meios de ter o abastecimento normalizado.
“Tivemos uma reunião bastante produtiva na última semana, quando compareceram na comunidade representantes da Casan e da prefeitura, para conversar com os moradores. Alegaram que já estavam atrás da solução e que já estavam buscando a correção. Diante disso, estabelecemos para eles um prazo de 20 dias para que realizasse o reparo”, explica Itamar Honorato, morador da comunidade.
Segundo ele, se não houver solução em 20 dias, os moradores devem se reunir para realizar um abaixo-assinado. “Se continuar faltando, a gente vai procurar os nossos direitos de outra forma. Com um abaixo-assinado, vamos ao Fórum entrar com uma ação, vamos procurar o Procon e também a Agência Reguladora de Abastecimento de Água (Agesan). O certo é que esta situação que estamos passando não pode continuar”, pontua.
Problema ocasionado por vazamentos
“Até no mesmo dia da reunião no Jussara conseguimos identificar vários vazamentos, que vinham ocasionando a falta de água. Além desse, havia vazamento em Lombas Pedreiras, Vila Nova e Barracão, o que fazia com que perdêssemos de dez a 12 litros de água por segundo. E como era, de forma normal não identificávamos, mas agora com um aparelho que identifica esses vazamentos (Geofone) estamos tendo certa facilidade”, afirma o gerente da agência da Casan em Içara, Acioni da Silva.
Especial Jornal Gazeta