Nossa cultura valoriza o ter e somos continuamente bombardeados por peças publicitárias que prometem bem-estar, ilusão de segurança e conforto. Comprar aquela blusinha em promoção no shopping ou se dar de presente um sapato que há tempos está “namorando” é algo normal e, até mesmo, saudável. O grande problema é quando essa prática acontece de forma descontrolada e torna-se um transtorno chamado Oniomania.
O ato de comprar em excesso pode ser visto como uma forma de compensação, de emoções, perdas, angústias, vazios e principalmente frustrações. Essa compra não é planejada, ocorre por impulso e é desnecessária. A falta de controle emocional gera a percepção de que adquirir certos objetos compra-se também “felicidade”.
Obter mercadorias em abundância é uma forma de “saída mágica” para impasses que não se consegue resolver, buscando uma solução imediata. Essa busca do prazer instantâneo, acaba gerando um ciclo de sentimentos negativos, a pessoa às vezes até percebe que está exagerando, porém não consegue parar. Essa situação a deixa ansiosa e posteriormente frustrada por ter comprado coisas desnecessárias, e assim por diante, repetindo o ato.
Para o tratamento, é importante que a pessoa ressignifique o comportamento compulsivo. Não basta apenas dizer para a pessoa não comprar ou confiscar seu dinheiro. Ela precisa entender porque está agindo dessa forma, identificando emoções e pensamentos que estejam envolvidos. Aprendendo também outras formas de obter recompensas e sentir-se amada.
O primeiro passo é admitir o problema e entender que é preciso descobrir o gatilho emocional que está relacionado com a compulsão em compras. Busque ajuda profissional!
Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Atendimentos em Criciúma e Içara. Telefone para contato (48) 9.9961-5458.