Procrastinar é o ato de adiar tarefas, demorar a fazê-las, ou como costumam dizer: deixar para amanhã o que deve ser feito hoje. Uma das coisas comuns de quem tem o hábito de procrastinar é ficar pensando demais antes de começar a fazer algo. Ou então, ficar pensando por onde começar.
Quantas oportunidades diretas e indiretas você perdeu porquê deixou aquela decisão para mais tarde?
Dicas para evitar a procrastinação:
1)Prioridades: inicie pela atividade mais importante ou por aquela que deve ser feita de imediato;
2)Faça a divisão de uma atividade grande em pequenas tarefas, por exemplo, você pretende escrever um artigo, comece um dia pela introdução, outro dia pelos objetivos e assim por diante;
3)Organize-se com agenda ou caderninho para anotar as tarefas que você deve fazer no dia a dia, utilizando datas e horários. Tendo um prazo certo, sua produtividade aumenta;
4)Programe-se de acordo com sua rotina e de acordo com o tempo que levará para executar cada tarefa, seja realista;
5)Livre-se das distrações: quando estiver executando uma atividade, deixe o celular e a TV de lado;
6) Faça pausas: a técnica Pomodoro, sugere que para aumentar sua produtividade você deve dividir o trabalho em períodos de 25 minutos, separados por breves intervalos de 5 minutos, e assim por diante. A cada quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa: 30 minutos até voltar ao trabalho;
7)Não se culpe tanto: algumas pessoas quando procrastinam se castigam severamente, o que faz com que a frustração aumente. Errou? Pensa, reveja, programe-se e tente novamente.
Lembre-se: procrastinar traz alívio imediato e fracasso a longo prazo.
Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
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