Como ajudar alguém com depressão?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge mais de 11 milhões de brasileiros; nos tornando o país da América Latina com maior incidência. Ela se caracterizada por uma tristeza profunda e forte sentimento de desesperança por longos períodos. No entanto apenas esses sintomas não caracterizam a patologia, por isso ela deve ser diagnosticada apenas por especialistas.

Pensando nisso, provavelmente você conhece alguém que sofre ou sofreu de depressão em algum momento da vida. Levando isto em consideração, como podemos ajudar alguém com depressão?

1. Incentive o tratamento: A depressão é uma condição clínica que requer cuidados psicológicos e muitas vezes médicos. Sua ajuda é muito importante, mas sempre deve ser feito o acompanhamento por um profissional. Você pode se oferecer para agendar um atendimento, pois para a pessoa que está deprimida muitas vezes é difícil dar os primeiros passos sozinha.

2. Não julgue: Saiba o momento de ficar em silêncio. Em alguns momentos é necessário apenas um abraço, por exemplo. Não foque em falar ininterruptamente achando que isto vai fazer a pessoa esquecer a depressão. Se mantenha por perto, mostre que se importa e que está à disposição.

3. Nunca diga: Jamais fale que ela não tem motivos para ficar assim, por mais que ela tenha condições financeiras, relacionamento estável, vida profissional bem sucedida, sempre tem algo que esteja afetando-a.

4. Convide para uma atividade: É comum as pessoas com depressão perderem a vontade de fazer atividades que antes sentiam prazer, por isso convide essa pessoa para um café, uma caminhada ou um cinema. Desde que sejam atividades que antes faziam sentido para a pessoa, o importante aqui é nutrir a relação.

5. Estude: Se você é amigo ou parente, leia mais sobre a depressão de forma científica, com isso você poderá ajudar quem estiver passando por isso de forma mais eficaz.

Lembre-se: Você não precisa ser especialista no assunto, só precisa demonstrar amor e empatia!

 

Mariana Tramontin
Psicóloga Clínica CRP 12/17310
Atendimentos em Criciúma e Içara. Telefone para contato (48) 9.9961-5458.

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis