Aparentemente, há um número maior de pessoas buscando uma vida mais saudável. Além de incluir atividades físicas na rotina diária, há a procura por uma alimentação balanceada, levando à mudança de hábitos à mesa. Nesse nicho, as já famosas comidas fitness ganham espaço no mercado e conquistam cada vez mais adeptos.
Uma das pessoas que aderiu a este tipo de alimentação é a funcionária de um escritório de contabilidade de Içara, Ionara Benedet. “No começo foi muito mais por necessidade. Eu estava acima do peso e muitas vezes apenas me preocupava com a questão de ir na academia. Mas, não tinha aquela noção de que a alimentação era talvez o grande fator para tudo isso. E aos poucos comecei mudando a minha alimentação. Confesso que é difícil, mas hoje não consigo me ver com outro tipo de alimentação”, conta.
Ionara explica que no início fazia a preparação dos alimentos em casa, mas depois passou a adquirir os pratos de uma empresa especializada. “Obviamente tem a comodidade. Onde eu compro, tem a questão de vir a entrega para a semana inteira. Então, é já levar a marmita pronta para o trabalho e fazer o consumo ao longo do dia”, comenta.
Aposta no mercado
Esta motivação das pessoas para adotarem uma alimentação mais saudável faz com que empreendedores busquem desenvolver negócios para abastecer este novo perfil. Entre eles, está Anderson Batista, proprietário de uma empresa fitness gourmet, que começou a atuar na área em setembro de 2015. Segundo o empresário, este é um segmento que cresce a cada dia e hoje já são atendidos pela empresa clientes de 20 cidades.
“Trabalhamos com alimentos sem glúten, sem lactose, com baixo índice glicêmico e sem adição de sódio, feito apenas com temperos naturais. São alimentos feitos realmente com o pensamento para que as pessoas tenham uma melhor alimentação, tenham reeducação alimentar com produtos saudáveis. A pessoa partindo para este caminho com certeza terá mais qualidade de vida”, afirma Batista.
Cardápio diferenciado
Uma característica em relação a esses produtos fitness é que quem trabalha com eles acaba buscando a diversificação. Ou seja, a cada dia, um cardápio diferente para oferecer ao consumidor. Batista comenta que esta é uma situação planejada para que a pessoa sinta-se à vontade para manter o novo hábito alimentar.
“O nosso cardápio muda semanalmente para que o cliente não enjoe, já que a nossa intenção é fazer com que essas pessoas, além de manter comprando com a gente, se mantenham nesta rotina de ter sempre uma alimentação saudável. Diversificando a cada dia, a pessoa sente ainda mais vontade de manter este padrão de qualidade de vida”, entende.
Especial Jornal Gazeta