Que tal começar o ano repensando sua vida financeira? Pois a cooperativa de crédito Sicredi preparou algumas dicas para quem quer fazer as pazes com o bolso e passar menos sufoco em 2018.
Diagnosticar, sonhar, orçar e poupar são as palavras de ordem do check up financeiro elaborado pela assessora de programas sociais do Sicredi na região, Daniela Soares.
“A partir da identificação clara dos nossos gastos e dos objetivos, teremos consciência de como e quanto poupar. É um processo contínuo de avaliação e mudança de comportamento, que permitirá que possamos alcançar nossos sonhos”, enaltece.
Para quem está com a vida financeira em ordem, e de olho nas tendências do cenário econômico nacional para 2018, o economista e diretor executivo da Sicredi Sul SC, Erli Silveira Lima, relacionou algumas sugestões de investimentos.
Ele indica poupar sempre, para cobrir eventuais contratempos. “Pague suas contas mais caras ou renegocie em melhores condições de juros. Se puder, inicie uma previdência privada. O seu futuro vai agradecer”, sugere.
Lima explica que investir em poupança, CDB ou fundos de renda fixa mantém o dinheiro líquido em tempos de incertezas. “O ambiente para investimentos ainda não está suficientemente claro, aguardar um pouco mais pode ser uma boa decisão”, entende.
Colaboração: Giovana Pedroso/Ascom Sicredi Sul SC