O mundo está cada dia mais digital. Cada vez mais as informações estão sendo repassadas de forma virtual, em especial através de aplicativos e sites de relacionamentos. E nada melhor que usar esta crescente para expandir a divulgação sobre situações positivas, podendo inclusive ser melhor aproveitada para a “venda” da imagem. E Içara não ficou fora dessa tendência, virando protagonista nas redes sociais.
No Instagram, uma das principais ferramentas de mídia social, por exemplo, a página denominada como Içara SC (@icarasc) já alcançou 10,4 mil seguidores. O responsável pela criação e manutenção é o formando em Marketing e sócio-proprietário de uma empresa de comunicação, Diego dos Santos. Ele salienta que a ideia desde o princípio sempre foi realizar a divulgação da cidade, na tentativa de atrair novos olhares ao município. E é por conta disso que ele continua se dedicado a esta ação de forma voluntária.
“Como içarense de coração e um grande apaixonado pela cidade, visualizei que neste aplicativo era possível alcançar pessoas de outras cidades demonstrando as belezas de Içara. Foi diante de divulgar a cidade para o mundo que surgiu esta ideia e tem dado muito certo, porque muitas pessoas acabam respondendo, dizendo que querem conhecer Içara”, ressalta.
“A partir do momento em que as pessoas têm o conhecimento, passam a ter o interesse em conhecer a cidade e isso acaba de forma indireta e até direta movimentando a economia do município, agregando muito neste momento em que Içara está se tornando uma rota para o turismo religioso. Importante que pessoas de outras cidades e estados possam conhecer as nossas belezas, que não são poucas”, expõe.
Ao longo de dois anos de existência do perfil, já foram 243 publicações de fotos das mais variadas situações. Dentre as mais recentes, estão o pôr e o nascer do sol, a colheita de mel, a Ferrovia Tereza Cristina, o Santuário Sagrado Coração de Jesus, rodeio, skatistas, ciclistas, pontos turísticos e até locais que os próprios içarenses não conheciam. “É sem dúvidas uma ferramenta muito importante, pois milhares de pessoas estão frequentemente conectadas”, avalia o empreendedor.
Participação crescente da população
Algumas das fotos utilizadas no perfil são de fotógrafos renomados na cidade, como Bruno Neka Dal Pont e Gilmar Bonifácio Axé. Porém, Diego informa que a participação dos moradores da cidade têm sido positiva, inclusive grande parte das publicações são colaborações de pessoas que realizam a foto no cotidiano. “Muita gente da cidade marca o perfil em suas publicações para que possamos compartilhar e outras tantas nos enviam fotos por mensagem privada”, revela Santos.
Especial Jornal Gazeta