sábado, 22 novembro, 2025
Ultimas noticias

Casa Guido celebra 15 anos com festa marcada por emoção e presença da comunidade

A Casa Guido completa 15 anos de fundação neste sábado (22), e para marcar a data, a instituição realizou uma grande festa na própria sede, que ocorreu na tarde de sexta-feira (21), e contou com grande presença de público.

O evento contou com um cerimonial que trouxe toda a trajetória da história da Casa Guido, além da presença daqueles que fundaram a entidade, entre eles o primeiro presidente da instituição, Otilio Paulo Miranda, Rosângela Burigo Gonçalves e Roberto Ghedin. A pequena Helena, paciente da casa, cantou uma música ao lado dos pais e emocionou a todos com a sua doce voz e performance de artista, que carrega nas veias já desde criança.

Também teve um poema que foi apresentado pelo poeta João Izidoro, que escreveu um especialmente para homenagear os 15 anos da instituição. Os parabéns, com o simbólico corte do bolo, foram entoados por todos os que estavam presentes, incluindo os atuais pacientes e também aqueles que já foram desligados da entidade, lideranças, empresários, vereadores, prefeito Vagner Espíndola, deputada federal Geovania de Sá e deputado federal Ricardo Guido, além da imprensa da região, doadores, médicos, colaboradores e voluntários, ao som do violonista Rogério Zarochinski.

Logo após, todos se dirigiram à frente da casa, e soltaram ao céu 15 balões coloridos em alusão aos 15 anos de história da instituição. O momento, celebrado por todos, foi de grandes emoções e também reencontros. Logo após, foi servido um delicioso coquetel e o bolo de 15 quilos.

 

Quando tudo começou

 

A história iniciou em 2009, quando Tiago Nava, um médico hematologista pediátrico se mostrou disposto a ir além dos atendimentos em oncologia pediátrica no Hospital São José e teve a ideia inicial de criar uma organização capaz de oferecer uma estrutura que fosse além do assistencialismo. Ele estava determinado a trazer o tratamento de câncer pediátrico para a cidade, mas logo percebeu que era necessário mais do que tratamento médico.

E desde 2010, a Casa Guido tem sido um farol de esperança para famílias em busca de tratamento. O espaço oferece não apenas acolhimento, mas também suporte, com uma estrutura com dormitório e ambiente para fazer as refeições para aqueles que estão longe de casa, oferecendo também serviço de lavanderia.

A instituição auxilia também com todas as despesas, entre elas o transporte, medicamentos, consultas e exames, além do atendimento psicossocial, fisioterapia, nutrição e orientação jurídica, criando um ambiente onde o amor é mais forte do que o câncer.

“É impossível falar desta celebração sem honrar aqueles que iniciaram esta trajetória. A coragem, a visão e o amor que os fundadores da Casa Guido dedicaram a essa causa foram a semente que germinou e cresceu, transformando vidas e trazendo esperança para tantas crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Seu legado é a base sólida sobre a qual continuamos construindo”, observa o presidente da entidade, Rogério Campos.

Dentro da Casa Guido também há uma brinquedoteca, onde são realizadas atividades lúdicas e as crianças podem ter um tempo para se distrair. A diretoria, funcionários e voluntários se unem para criar um ambiente de cura verdadeira

“A Casa Guido é uma luz na escuridão do câncer pediátrico. Somos um lembrete de que, juntos, podemos superar qualquer desafio e encher os corações de crianças com a luz da esperança”, afirma o presidente.

 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis