O primeiro emprego é um passo muito importante aos adolescentes e jovens, para que possam iniciar uma carreira profissional e buscar sucesso durante a vida adulta. Para alguns, a oportunidade é somente um passo para se alcançar vaga em outra empresa, mas para outros, ela é agarrada com todas as forças e transformada em crescimento, com o passar do tempo e o trabalho desenvolvido. Neste Dia do Trabalhador, comemorado nesta segunda-feira, dia 1, vamos contar a história de três jovens que fazem carreira na mesma empresa.
Uma delas é Siziel Dagostim, morador do bairro Jardim Elizabete. Atualmente, ele exerce a função de subgerente da loja de Içara do Abimar Supermercados. Mas, para chegar a este estágio, são dez anos de trabalho na rede, uma década que será completada no próximo dia 17. “Entrei no Abimar quando tinha entre 16 e 17 anos. Soltei currículos em algumas empresas, mas era menino novo, primeiro emprego, então as oportunidades eram poucas, até que surgiu esta. Meu pai tinha conhecimento com o Neném (Abílio Custódio, proprietário), que me chamou”, conta Dagostim.
O início dele no supermercado foi como empacotador. “Fiquei cerca de dois anos como empacotador e no mesmo período era uma espécie de quebra-galho de caixa. E depois disso, fui buscando um crescimento dentro da empresa, passando, por exemplo, a chefe de caixa e hoje estou com subgerente”, descreve. Ele ressalta que no momento não tem pretensão de deixar a empresa, até por um sentimento de gratidão, já que conseguiu crescer na vida atuando no estabelecimento. “Nunca se sabe o dia de amanhã, mas hoje não penso em sair daqui”, afirma.
“Tudo que eu consegui na minha vida foi graças ao supermercado e sempre sonho com uma perspectiva de cada vez crescer mais. A gurizada hoje não gosta muito, mas se dedicar à empresa em que está trabalhando é o caminho para se conquistar tudo que se quer na vida”, indica Dagostim. “Sempre tive o suporte necessário”, completa.
Especial Jornal Gazeta