Buenas, galera! É um prazer que inicio neste sábado, dia 9, uma coluna no Portal Içara News. Agradeço ao convite para expressas minha opinião. Alguns já devem me conhecer, mas aos que não sabem quem sou, relato um pouquinho de mim. Sou estudante de Jornalismo da Faculdade Satc, trabalho no Jornal Gazeta, mantenho um blog (lucashe.blogspot.com) com informações do futebol amador de Balneário Rincão, Criciúma, Içara e região, entre outras atividades na mídia. Tenho 19 anos.
Não gosto do futebol moderno. Aliás, odeio. Para mim, futebol de verdade é aquele aguerrido, onde a vontade de vencer, de honrar a camisa, vale muito mais do que qualquer outra coisa. E esporte em geral, sou fã de todas as modalidades de futebol e de handebol. Mas não tenho preconceito com os demais, tudo que se chama esporte, sempre que posso estou acompanhando.
Começou o Içarense
Como venho dizendo há algum tempo, esta é a minha Copa do Mundo. Na primeira rodada do Municipal, pude acompanhar algumas partidas. Pelo Titular, tive o prazer de ver o primeiro tempo do confronto entre São José e Presidente Vargas. Gostei muito do que vi das duas equipes e com certeza ambas brigarão pelo título.
Também acompanhei o segundo tempo do duelo entre Vila Nova e Jaqueline. Acredito que a Vila esteve um pouco abaixo das minhas expectativas, mas fez o suficiente para garantir a primeira vitória. E, estive nos cinco minutos de jogo do embate entre Jaguara/Caiçara e Demboski. Decepção total. Acreditava que o Demboski poderia surpreender, mas já iniciou a jornada com apenas oito jogadores em campo, além de um atleta irregular.
Entre partidas de aspirante, também vi algumas. O Vila Nova venceu bem o Jaqueline. O Presidente Vargas com uma equipe fortíssima conseguiu derrotar os garotos do São José. E, a grande surpresa, foi a vitória do Demboski sobre o Jaguara/Caiçara, acreditava que o Jaguara poderia pelo menos pontuar nesta partida.
Agora é esperar os novos jogos do Municipal, programado para o próximo domingo.
Punição
Na manhã de quarta-feira, a Junta Disciplinar do Campeonato Içarense se reuniu e decidiu punir o Demboski com a perda de três pontos e mais R$ 100 devido aos problemas registrados na partida contra o Jaguara/Caiçara. Foi o mínimo.
Outra situação definida esta semana, é que em três partidas das cinco de cada rodada, os mesários serão designados pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara e nas demais da Liga Urussanguense de Desportos (LUD). Na primeira, todos os representantes eram da liga. Na minha visão, não precisa necessariamente os mesários serem da FME, mas em todas as partidas haver pelo menos um representante da pasta municipal, responsável pela organização, para evitar qualquer tipo de problema, como os registrados na primeira rodada.
Decepção
Uma situação que fiquei totalmente decepcionado nesta primeira rodada do Campeonato Içarense foi o “portão aberto” (ao gramado) no estádio Diomício Freitas. Durante o jogo entre os aspirantes, mais de 50 pessoas, que não eram da imprensa e muito menos estavam relacionados na súmula como jogador ou diretor, estavam na cabine de rádio. Foi lamentável isso, gera insegurança para todos que estão dentro de campo prestando serviço. Local de torcedor é no alambrado e na arquibancada.
Espero que a organização do campeonato tome providências e que isso não seja mais registrado. Afinal, gera insegurança para todos, pois quem acompanha futebol sabe que para um jogo esquentar e uma confusão ser registrada são dois toques. Então, toda prevenção possível não faz mal para que o campeonato tenha o mínimo de problemas possível.
Içara estreia no Estadual
No último sábado, a FME Içara estreou no Campeonato Catarinense de Futebol Infantil (Sub-15). Estive lá e fiquei muito contente com o que vi. Os nossos garotos foram até Araranguá enfrentar o Casa Lar, atual vice-campeão estadual (perderam para o Avaí) e que faz um trabalho forte de base há diversos anos.
A derrota foi inevitável, mas os garotos foram obediente ao esquema tático imposto pelo professor Allan Rezende. Tiveram garra para segurar o Casa Lar durante todo o primeiro tempo e boa parte da etapa final, se defendendo e buscando um contra-ataque para conquistar um bom resultado. Mas, no fim da partida, acabaram levando o gol da derrota. E já nos acréscimos, o placar foi fechado em 2 a 0.
Mas, agora é hora de levantar a cabeça. A maioria dos times que jogam contra o Casa Lar em Araranguá são goleados e este não foi o caso de Içara. Se continuarem com a determinação que vi, Içara tem condições de tranquilamente bater os rivais de mesmo nível e buscar surpreender os favoritos, no caso, Criciúma e Casa Lar. O próximo compromisso é quarta-feira, às 15 horas, contra a Academia de Futebol, em Criciúma. Que venha a vitória!!!!
Recepção aos melhores
Içarenses do caratê e do xadrez novamente deram um banho em competição de nível estadual. Na última semana conquistaram excelentes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. E, nessa quarta-feira, dia 6, foram recepcionados pelo prefeito Murialdo Gastaldon. Esse tipo de reconhecimento aos olhos comuns pode parecer pouca coisa, mas vale muito, para que os nossos atletas, garotos da nossa terra, continuem se dedicando aos treinos e seguindo a evolução que vem apresentando ano após ano.
Então é isso aí, galera! Até a próxima!