Quando a Fundação Municipal de Cultura e Esportes (FMCE) de Içara “fechou” o campeonato, fazendo com que fosse prioritário para jogadores de Içara, permitindo apenas três atletas de fora da cidade, eu fui uma das pessoas que valorizou tal situação. E isso realmente tem sido o ponto alto deste campeonato. E já justifiquei o motivo em outra coluna aqui no site Içara News.
E diante disso, criei uma expectativa muito grande no campeonato. Sou um apaixonado pelo Içarense e o fato de fechar fez esta paixão renascer. Mas, passadas apenas duas rodadas, uma série de erros, até de certo ponto grotescos.
Primeiro ponto: a rodada inteira adiada por causa de uma chuva que não aconteceu. O campeonato deveria ter sido aberto no último dia 13. Mas, surpreendentemente, no dia anterior, foi adiada a abertura sob a alegação de chuva. Aliás, uma chuva que não aconteceu. Se quer chuviscou durante aquela tarde. Desmanchou-se o planejamento de dez times e de toda a equipe de arbitragem que estava pronta para vir apitar, tudo pessoas que deixaram se assumir outros compromissos para fazer a primeira rodada do Içarense.
Falando em arbitragem, por regra, quem indica se um jogo acontece ou não em virtude da chuva, que prejudica o prosseguimento da partida, é o árbitro principal do referido jogo. Se tivesse seguido esta simples regra, os jogos teriam acontecido normalmente, já que os árbitros verificariam que não haveria problema.
Segundo ponto: ainda na primeira rodada, vimos um time atuar com 12 jogadores. Isso mesmo, com 12 jogadores em campo. E não foi por um período de alguns segundos apenas. Conforme registros, foi o primeiro tempo inteiro. Culpa dos times? Culpa do quarteto de arbitragem? Culpa da organização? Sei lá quem deve ser responsabilizado, embora na minha visão todos tenham parcela de culpa, mas o certo é que uma situação como esta mancha totalmente o campeonato.
E o terceiro ponto, que tem deixado este campeonato ser broxante, é a informação de que a maioria dos times ainda não pagou a taxa de inscrição. Sinceramente, não dá para estarmos indo para a terceira rodada e estarmos com a maioria dos times com pendência financeira.
Infelizmente sou obrigado a repetir: tem coisas que acontecem apenas em Içara!
Lucas Heckler – Cronista esportivo e acadêmico de Educação Física
Facebook.com/BlogLucasHeckler
Facebook.com/lucasheckler
Instagram.com/lucasheckler
lucasgheckler@gmail.com